Boa Cama Boa Mesa

Entre a Fortaleza e o oceano, embarque neste novo Batel, em Sesimbra

Uma viagem à mesa, entre ostras, cocktails, ceviches, história e o com o oceano como cenário.

Tanto durante o dia como à noite, a esplanada é o lugar de eleição deste restaurante que abriu portas no último verão em Sesimbra. O Batel tem muitos pratos de base tradicional, mas a confeção de Paulo Carvalho é original e gulosa. A seleção musical cuidada e o serviço descontraído e simpático dão as boas-vindas a quem visita este espaço. Comece por um cocktail de assinatura, o “Pescador Sour” ou siga logo para um vinho branco de Setúbal, leve e fresco.

O Batel

O azul do mar e o vaivém suave das ondas convida a desligar na zona exterior do restaurante. Mas, se a esplanada é irresistível, o interior, apesar de menos espaçoso, também é charmoso com o seu balcão em madeira, mármore e a escada com corrimão em ferro preto. É na cozinha que a “magia” acontece.

O Batel

Entre pratos e petiscos, será difícil não experimentar um pouco de tudo porque rapidamente percebemos que todas as propostas têm algo diferente na apresentação e sabor, desde o “Queijo de ovelha amanteigado com tomilho e pão regional” às “Ostras do Sado com Bloody Mary”, passando pelos “Croquetes de novilho com maionese de anchovas”, mas também os “Camarão tigre com ovo frito e manteiga de ovas” ou o “Arroz de Polvo com presunto ibérico e aioli de pimentão fumado”.

Nas carnes, no restaurante O Batel, há “Bife tártaro”, “Entrecôte maturado, molho Béarnaise e puré de batata trufado” ou “Bochecha de novilho com cogumelos shitake e cebolinhas”. Outros petiscos a provar são as “Ameijoas à Bulhão Pato”, os “Mexilhões com alho-francês e salsa” e o “Ceviche peruano com cebola roxa, algas e puré de batata-doce”. A ementa é curta, mas satisfaz plenamente e permite uma experiência de degustação muito variada e completa.

O Batel

Paulo Carvalho também comanda os destinos da cozinha do restaurante O Zagaia, igualmente situado na vila piscatória de Sesimbra, e vai sentir a sua marca n’O Batel, sendo certo que no Zagaia (também experiência obrigatória) falamos de uma cozinha um pouco mais “atrevida”. No entanto, quando a cozinha tem um bom rumo, até agradecemos a mão do mesmo chef. Do seu percurso constam experiências no Pestana Palace, Tavares Rico, A Cevicheria e O Asiático.

O Batel

Para terminar em modo doce, como sobremesa propõem-se três alternativas, “Crème brûlée, coco e lima kaffir”, “Dark chocolate 70%, avelã e caramelo salgado” e “Maçã assada, Mascarpone e crumble de manteiga noisette”.

Para beber, além da carta de vinhos nacionais, há runs e aguardentes, ou seja, bons digestivos para se deixar ficar a “baloiçar” n’ O Batel (Avenida dos Náufragos, 3 Sesimbra. Tel. 212232104. Enc. Terça).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas