Boa Cama Boa Mesa

À mesa com... Alexandre Silva: “O leitão à Bairrada e o cabrito estonado de Oleiros justificam qualquer viagem”

Chef Alexandre Silva
Chef Alexandre Silva
Em contagem decrescente para a nova edição do guia anual, o Boa Cama Boa Mesa desafia chefs de restaurantes distinguidos em 2021 para uma conversa à mesa com ementa fixa. Alexandre Silva, proprietário e chef do restaurante LOCO, em Lisboa, várias vezes premiado com Garfo de Ouro, acredita que uma das grandes tendências da restauração fine dining é “uma cozinha mais arriscada, virada para a experiência do cliente”.

Uma conversa à mesa com ementa fixa: a restauração pós-pandemia, as tendências, o futuro da gastronomia nacional, os pratos e restaurantes preferidos. Alexandre Silva, proprietário e chef dos restaurante LOCO, várias vezes premiado com Garfo de Ouro, e FOGO, ambos em Lisboa, e com um projeto em no próprio no Craveiral Farmhouse, no litoral alentejano, que classifica como “único no país”.

Chef Alexandre Silva

Que expectativas tem para 2022? Prevê um ano de recuperação e estabilidade ou adivinha mais obstáculos?
Alexandre Silva:
Sou otimista por natureza, mas infelizmente estes últimos dois anos secaram-me um pouco essa veia. Ainda assim, continuo a acreditar que este é o ano em que vamos começar a conviver com a Covid 19, como convivemos com qualquer outro vírus. Já não faz sentido que assim não seja e, confesso, já não há mais capacidade de resiliência que nos valha!

Quais são as principais tendências em 2022 para a cozinha de autor e/ou fine dining?
Uma das principais tendências é fazer uma cozinha mais arriscada e virada para a experiência do cliente. É preciso ter mais o que chamamos de cozinha de sala porque, depois da pandemia, existe uma grande necessidade de tornar a experiência menos aborrecida.

De que forma se consegue "casar" a cozinha de autor com o património gastronómico nacional?
Em todos os aspetos. A cozinha de autor tem de ter pilares fortes para ser considerada como tal e isso só se consegue com ADN. No caso dos cozinheiros portugueses, a cozinha tradicional tem um papel muito forte: inspiração, conhecimento e ADN.

Quais são os seus pratos/receitas preferidos e que justificam uma viagem?
Sem dúvida o leitão à Bairrada e o cabrito estonado de Oleiros. Justificam qualquer viagem!

Quais são os restaurantes que gosta de frequentar e que recomenda sempre aos amigos?
A Tasca do Celso, em Vila Nova de Milfontes, e o restaurante Trempe, na Rua Coelho da Rocha, no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. Não querendo puxar a brasa à minha sardinha, recomendo o Craveiral FamTable, onde fazemos uma cozinha de produto, um farm to table 100% verdadeiro, como não há no país.

Restaurante LOCO
Paulo Barata

O guia Boa Cama Boa Mesa 2022 vai estar nas bancas a partir de dia 8 de abril, mas pode fazer já a pré-reserva e beneficiar de 25% de desconto e de portes grátis (para os subscritores Expresso). Para tal, basta clicar AQUI ou contactar através do Tel. 214698801 (dias úteis das 9h00 às 19h00 e sábados das 9h00 às 17h00). O guia Boa Cama Boa Mesa 2022, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, vai custar €18,90.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pbrilhante@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas