Cascatas e lagoas de um rio secreto, uma ponte de arame e minas de ouro para descobrir em Trás-os-Montes
Entre Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar distam pouco mais de 20 km, mas muitos mais existem para aproveitar a natureza em estado puro e descobrir um dos mais belos e secretos rios portugueses
Localizada no Alto Tâmega, Ribeira de Pena reúne o melhor de Trás-os-Montes e do Minho, assumindo-se como um destino de turismo natureza por excelência. Planaltos e montanhas majestosas, vilas e aldeias históricas intocadas, águas termais purificantes e curadoras são alguns dos atrativos do concelho, que é atravessado pela beleza dos rios Tâmega, Póio, Louredo e Beça. Encante-se com a Cascata Cai d’Alto, uma queda de água com 60 metros de altura, muito procurada por quem gosta de fazer caminhadas ou praticar canyoning. A canoagem é outra das formas de usufruir destes cursos de água, com o rio Póio a ser, por muitos, considerado como um mais bonitos e secretos do país, graças às várias lagoas aos grandes rochedos e escarpas.
Os apreciadores de desporto aventura encontram no Pena Aventura Park, um autêntico parque de diversões. Principal centro de lazer da região, conta com 16 hectares junto ao Parque Natural do Alvão e oferece diversas de atividades radicais para todas as idades, do arvorismo aos trilhos e percursos pedestres, do paintball ao Fantasticable, um dos maiores do mundo, que desafia a “voar” ao longo de um cabo com 1538 metros de comprimento, colocado a 150 metros de altura. Na água, o parque organiza outras aventuras, como rafting e canoa raft (a partir de €35), canyoning ou passeios em prancha de SUP (a partir de €25).
Pena Aventura Park
A 6 km de Ribeira de Pena, atravesse a surpreendente Ponte de Arame, sobre o Rio Tâmega, que liga as freguesias de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega. A ponte encontra-se suspensa, ao longo de quase 20 metros, por arames torcidos que se apoiam em pilares graníticos. Esta construção está inserida no Parque Ambiental de Ribeira de Pena, com uma área de 18 hectares de floresta protegida, de grande valor ambiental e com uma biodiversidade rica ao nível da fauna e da flora. A diversidade de habitats tornam este um local de excelência para a observação de veados, javalis, corços, raposas, saca-rabos e lebres e muitas espécies de aves. A flora é igualmente rica e vasta. No local existe um Centro de Interpretação onde pode obter todas as informações necessárias à visita. Na horta de plantas aromáticas e medicinais, os visitantes podem colher, em consciência, exemplares para consumo próprio.
Parque Ambiental de Ribeira de Pena
O Trilho Internacional dos Mamíferos Aquáticos, um pequeno percurso pedestre que circunda a Lagoa de Alvão, também conhecida como Barragem da Falperra, é outro local que merece visita, tal como o Castelo de Aguiar da Pena construído numa gigantesca fraga granítica, cujas origens remontam aos séculos IX/X. Percorra ainda o Trilho interpretativo das Aves de Rapina com uma distância de 6,5 km, que percorre uma área de giestas, carvalhos e pinheiros. Em Bornes de Aguiar vá ao encontro de uma das mais bonitas zonas verdes do país: o Parque Termal de Pedras Salgadas. Dotado de uma fauna e flora característica, ao longo de 20 hectares, goza de um microclima favorável, que potencia o esplendor da natureza. Com um grande lago, piscinas e percursos pedestres marcados, o parque convida a um passeio a pé ou de bicicleta. Respire fundo, aprecie a paisagem, espreite o antigo casino e pare na casa de chá. Para uma imersão completa, aloje-se numa das surpreendentes tree houses do Pedras Salgadas Spa & Nature Park, com teto envidraçado para ver as estrelas, ou num dos bungalows, perfeitamente integrados na natureza.
Esta é uma “zona de cura”, afirma Ângela Teixeira que regressou à terra natal, Vila Pouca de Aguiar, para fazer a ponte entre este paraíso de bem-estar e o mundo. Com a Nature Roots, pode agendar um retiro completo, desenhado à medida, que às abundantes águas medicinais adiciona o ar puro, as caminhadas na natureza ainda muito intocada e a boa comida da região a um retiro espiritual a que não falta meditação, ioga e até um psicólogo. Uma viagem interior perfeita para regenerar corpo, mente e espírito.
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Com trilhos sinalizados, que possibilitam uma visita interpretada, o Complexo Mineiro de Tresminas, uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano, é uma viagem ao passado, desde a perspetiva global a partir dos miradouros até à incursão nas galerias subterrâneas, na companhia de um guia (com marcação antecipada).
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes