Na passada sexta-feira deixámos aqui um problema. Hoje apresentamos-lhe a solução.
Numa empresa trabalham nove pessoas. Todos gostariam de saber qual é o valor do ordenado médio, para verificar se ganham, comparativamente, muito ou pouco.
No entanto, ninguém quer divulgar o valor do seu próprio salário. Será possível encontrar uma estratégia que permita, aos trabalhadores desta empresa, descobrir o valor do ordenado médio, sem ninguém revelar o seu salário?
Iremos apresentar duas soluções, sendo a segunda melhor do que a primeira.
Cada um dos trabalhadores escreve o valor do seu ordenado numa folha de papel, colocando de seguida o papel numa urna.
Basta agora somar todos os valores depositados na urna e dividir pelo número de trabalhadores, obtendo desta forma, a média salarial na empresa.
Este método, infelizmente, tem a desvantagem de todos ficarem a saber os valores dos ordenados na empresa.
Por exemplo, todos ficam a conhecer o valor do ordenado máximo e mínimo. Embora, sem saber quem são os titulares desses valores (exceto os próprios).
Em alternativa, um dos trabalhadores pode escrever numa folha de papel o valor do seu ordenado somado com um valor aleatório à sua escolha.
O papel com a soma obtida, deve agora ser entregue ao segundo trabalhador, o qual deve somar ao valor recebido o seu ordenado.
Assim sucessivamente, até chegar ao nono, e último trabalhador, o qual volta a somar, ao valor recebido, o seu ordenado.
A soma obtida é entregue ao primeiro trabalhador, que subtrai o valor aleatório inicial. Podendo finalmente anunciar o valor da soma de todos os ordenados. Dividindo por 9, obtém-se a média salarial.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt