Blitz

Sting volta a cantar ‘Russians’ pela Ucrânia. “Raramente o fiz porque nunca pensei que voltasse a ser relevante”

Sting
Sting

O artista inglês gravou uma nova versão de ‘Russians’, a canção que lançou em 1985 com a Guerra Fria como pano de fundo. Dedicou-a “aos corajosos ucranianos que lutam contra esta tirania brutal e aos muitos russos que protestam contra esta vergonha, apesar de o fazerem sob ameaça de prisão”. Veja o vídeo e recorde a história da canção

Sting partilhou um vídeo onde interpreta ‘Russians’, canção antinuclear que lançou em 1985, em plena Guerra Fria. Fá-lo agora como forma de apoio à Ucrânia, que sofre em 2022 uma maciça invasão das tropas russas.

Em comunicado, o músico afirma: “raramente toquei esta canção desde que a compus, porque nunca pensei que voltasse a ser relevante”. “Mas, à luz da decisão de um homem de invadir um vizinho pacífico, a canção é uma vez mais um apelo à nossa humanidade. [Dedico-a] aos corajosos ucranianos a lutar contra esta tirania brutal e aos muitos russos que protestam esta vergonha apesar da ameaça de prisão”.

Em ‘Russians’, Sting lembrava que, quer no mundo ocidental quer no Leste da Europa, a “biologia” humana era a mesma, “apesar da ideologia”. “Não é uma canção pró-soviética. É a favor das crianças”, esclareceria em 1985. Recorde a história da canção e veja o videoclip original:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate