“South Park” volta a atacar: Depois de Trump, chegou a vez de Netanyahu ser satirizado
No último episódio da nova temporada, o primeiro ministro israelita é confrontado pela mãe de uma das personagens principais sobre o conflito com a Palestina
No último episódio da nova temporada, o primeiro ministro israelita é confrontado pela mãe de uma das personagens principais sobre o conflito com a Palestina
Jornalista
Depois de rituais com Labubus e o caso amoroso entre Donald Trump e o Diabo, chegou a hora de Benjamin Netanyahu ser alvo dos criadores de “South Park”. A crítica ocorreu no episódio 'Conflict of Interest' que deu um longo destaque ao conflito entre Israel e Palestina, segundo o “The times of Israel”.
O episódio começa com mais uma dia calmo na cidade de South Park, mas as coisas começam a ficar complicadas para o jovem judeu Kylie (uma das personagens principais) que descobre que os amigos envolveram-se numa aposta online relacionada com a mãe do rapaz bombardear um hospital em Gaza.
Kylie fica furioso com a situação e pede a Eric Cartman (o antagonista da série) que pare com a brincadeira e refere que nem Israel, nem a Palestina são equipas de futebol para apostar um lado. Contudo, quanto mais Kylie negava que a mãe pudesse atacar um hospital na Palestina, maior tornavam-se os valores das apostas. Cartman viu uma oportunidade de enriquecer e pede aos restantes colegas que irritem Kylie para aumentar o números.
O plano tem sucesso, mas acaba por preocupar as outras mães, onde perguntam a Sheila (mãe de Kylie) o que ela pensa sobre o conflito em Gaza - com intuito de, também, apostarem dinheiro.
Perante a situação a mãe de Kylie viaja até Israel e confronta Bejamin Netanyahu, onde o culpa pelo aumento do antissemitismo desde do início do conflito contra a Palestina.
"Aí está, Sr. Netanyahu! Quem pensa que é ao matar milhares para depois usar o judaísmo como escudo face às críticas? O senhor tornou a vida do povo judeu miserável e dos judeus americanos impossível!", acusa a mãe do protagonista.
A série "South Park" é conhecida pela sátira e crítica indireta a diversas temáticas, no entanto desta vez optou por uma crítica bastante direta. Noutros episódios os autores já chegaram a satirizar a febre dos Labubu e a política americana.
Nesta temporada Trump, também, teve destaque num episódio onde engravida o Diabo e tenta induzir o parto para que o bebé morra - por medo de perder a atenção do público. O episódio com Donald Trump bateu recordes de audiências, tendo sido visto por 5,9 milhões de telespetadores. Desde 1999 que não havia tanta gente a acompanhar o início de uma nova temporada da série estreada nos Estados Unidos dois anos antes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt