Blitz

Morreu Hermeto Pascoal, o “bruxo” da música brasileira

Morreu Hermeto Pascoal, o “bruxo” da música brasileira
Facebook Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal morreu este sábado, aos 89 anos. Tinha quatro concertos agendados em Portugal para novembro

Morreu o músico brasileiro Hermeto Pascoal, aos 89 anos.

A notícia foi avançada pela sua família, através das redes sociais. "Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música", pode ler-se. "No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música". As causas da morte não foram, para já, reveladas.

Nascido em Arapiraca, município situado no nordeste brasileiro, em 1936, Hermeto destacou-se pela sua faceta experimental, compondo música com recurso a objetos não convencionais - bules, brinquedos para crianças, animais, garrafas - o que lhe valeu a alcunha de "bruxo" dos sons. Uma das suas obras mais conhecidas, "Música da Lagoa", viu-o tocar flauta enquanto imerso numa lagoa.

Ao longo da sua carreira, colaborou com nomes como Miles Davis, Chick Corea ou Elis Regina. O seu último álbum de estúdio, "Pra Você, Ilza", foi lançado em 2024. Hermeto viria apresentá-lo a Portugal, em novembro, com quatro concertos agendados para Lisboa, Espinho, Braga e Viseu.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate