Blitz

Morreu a cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil

Preta Gil
Preta Gil

Preta Gil, cantora, compositora e atriz brasileira, filha de Gilberto Gil, morreu este domingo, aos 50 anos, em Nova Iorque, avançou porta-voz da artista

Morreu Preta Gil, cantora e compositora, filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha. O óbito ocorreu este domingo, avançou porta-voz da artista. A também empresária e atriz tinha 50 anos e estava em Nova York em tratamento de um cancro colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023. Em agosto de 2024, a doença agravou-se, alastrando a outras partes do corpo.

Preta Gil deixa um filho, Francisco, de 28, fruto do casamento com o ator Otávio Müller, e uma neta, de 7. Foi ainda casada com o realizador Rafael Dragaud, o mergulhador Carlos Henrique Lima e o ‘personal trainer’ Rodrigo Godoy.

Afilhada de Gal Costa, aos 28 anos enveredou pela carreira musical, editando em 2003 o álbum “Prêt-à-Porter”. Lançaria mais três discos: “Preta” (2005), “Sou Como Sou” (2012) e “Todas as Cores” (2017). Musicalmente, alternou entre o samba, o axé e a pop.

Ver Instagram

Em 2024, quando assinalou 50 anos de vida, lançou a biografia “Preta Gil: Os Primeiros 50”. Na mesma altura, chegou a subir ao palco com o pai em alguns concertos da sua digressão de despedida, interrompendo posteriormente a participação devido ao agravamento do estado de saúde.

Reconhecido é o seu percurso de luta contra o racismo, pelo direito das mulheres e da comunidade LGBTQ+. A sua imagem ia contra os padrões: “uma mulher preta, gorda, bissexual”, disse ao site “Quem”, do portal “Globo”, em 2022, altura em que completou 20 anos de carreira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate