Blitz

“Caro Nick Cave, nós, povo nativo da Palestina, imploramos-te: não cantes em Israel. Não é complicado, Nick”

Nick Cave
Nick Cave
Kerry Brown

Depois de Nick Cave ter apelidado o boicote de Roger Waters a Israel de “embaraçoso” e “profundamente danoso”, o ex-Pink Floyd respondeu-lhe num longo vídeo: “Presta atenção, Nick”

Roger Waters endereçou uma mensagem a Nick Cave, com quem mantém uma “relação” conturbada há anos, em resposta a comentários do músico australiano no podcast “Reason”, na passada semana. “Embaraçoso” e “profundamente danoso”, foi dessa forma que Cave apelidou o boicote do ex-Pink Floyd a Israel. Agora, num vídeo partilhado no Instagram, Waters diz: “Não é complicado, Nick. Presta atenção, Nick”.

Explicando que o texto que lê no vídeo foi endereçado ao jornal “Independent”, que lhe terá pedido um comentário às declarações de Cave, Waters diz: “Uma mãe/pai palestiniano, segurando os restos mortais da sua criança num saco de plástico, para na berma da amarga estrada que a/o levará de volta a nenhures e escreve a seguinte mensagem no entulho: ‘Querido Nick Cave, nós, o povo indígena da Palestina, nesta agonia, imploramos-te: por favor, não fures o boicote para cantar em Israel. Não é complicado, Nick. Não é complicado’”.

“‘Esse ato, de cantar em Israel, Nick, só serve para branquear os 75 anos de ocupação sionista israelita, roubo de território, apartheid e genocídio do nosso povo, Nick. Por favor, segue o exemplo do Roger Waters, do Brian Eno e de muitos milhares de outros membros ativos do movimento BDS’”, continua Waters. O músico refere-se à campanha global “Boycott, Divestment and Sanctions”, criada em 2005, que pretende sancionar Israel pelo seu tratamento ao povo palestiniano.

Ver Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate