Como chegar ao Rock in Rio Lisboa: transportes públicos, shuttles e estacionamento
Rodrigo Antunes/Lusa
Com novo recinto, o Rock in Rio Lisboa começa este fim de semana e traz consigo um novo mapa de transportes públicos e novas indicações. Estas são formas de se deslocar até ao Parque Tejo Lisboa
O Rock in Rio Lisboa regressa já este fim de semana e seguinte, nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, para a edição de celebração de 20 anos em Portugal, estreando um novo recinto no Parque Tejo, o espaço que, no verão passado, recebeu a Jornada Mundial da Juventude. Scorpions, Ed Sheeran, Jonas Brothers e Doja Cat são os cabeças de cartaz.
Com a mudança de espaço, há novas indicações e o maior conselho é: use transportes públicos para se deslocar até lá. A organização comunicou um plano de mobilidade em parceria com várias empresas de transporte, prometendo horários alargados e mais flexíveis na CP, Fertagus, Flixbus, Rede Expressos e Gipsyy. Os últimos concertos no Palco Mundo nos dias 15, 16 e 23 de junho terminam às 00h, no dia 22, devido ao jogo Portugal-Turquia, terminam às 01h, permitindo assim a saída com recurso a transportes públicos.
Todas as informações de como fazer para lá chegar estão esquematizadas abaixo - se ainda assim quiser deslocar-se em automóvel próprio, poderá estacionar nos mais de 10 parques de estacionamento da Telpark, incluindo Oceanário e Sete Rios, aproveitando preços especiais a partir de 3,90 euros / 24 horas.
SHUTTLES A PARTIR DA GARE DO ORIENTE
Quem for para a Gare do Oriente, que tem terminais de metro, comboio e autocarro, terá à disposição shuttles regulares em autocarros da Carris de ida e volta para o recinto entre as 12h e as 01h30 – com um reforço a partir da hora a que termina o último concerto no Palco Mundo. Para ter acesso ao shuttle, será necessário fazer pré-reserva na app Rock in Rio Lisboa (download na App Store e na Google Play Store): custa 1 euro ida e volta em compra antecipada e 2 euros ida e volta no dia do embarque.
METRO
O Metro de Lisboa estará em funcionamento entre as 06h30 e as 2h30 na linha vermelha, tendo sido prolongada a circulação, sendo as estações Oriente e Moscavide as mais próximas do recinto. "Todas as estações estarão abertas, com exceção das Olaias, Bela Vista e Encarnação", informa o Metropolitano de Lisboa em comunicado. Saindo no Oriente, poderá apanhar o shuttle da Carris; saindo em Moscavide poderá fazer o percurso de cerca de 25 minutos a pé.
AUTOCARRO
A Carris, além do shuttle que fará o percurso Gare do Oriente – Parque Tejo – Gare do Oriente, terá também disponíveis duas carreiras que chegam perto do recinto: 26B (Parque das Nações Norte / Parque das Nações Sul) e 708 (Martim Moniz / Sacavém). Para chegar ao shuttle, terá as seguintes opções:
728 e 782 (do Cais do Sodré) 744 (de Entrecampos) 705, 728, 744, 759 e 782 (de Moscavide) 728 (da Portela) 725 (do Prior Velho) 705 e 708 (de Roma Areeiro) 728, 759, 782 e 794 (do Terreiro do Paço) 750 (de Algés)
No regresso, quem apanhar o shuttle de regresso à Gare do Oriente, terá depois disponíveis as carreiras 208 (Cais do Sodré / Estação do Oriente) e 210 (Cais do Sodré / Prior Velho).
COMBOIO
Quem utilizar os comboios urbanos da CP da linha de Sintra ou Azambuja, poderá sair na estação de Sacavém, a 7 minutos do recinto do festival. Apresentando o bilhete do Rock in Rio Lisboa, a viagem ficará a 3 euros ida e volta. Os comboios especiais de regresso, à saída do festival, não realizam paragem em Moscavide, visto que à hora de fim dos concertos a estação já estará encerrada.
Linha de Sintra: Nas madrugadas de 16, 17 e 24 de junho, os horários especiais da linha de Sintra são os seguintes: 00h00, 00h15, 00h30, 00h45, 01h00, 01h15, 01h30; na madrugada de 23 serão estes: 01h00, 01h15, 01h30, 01h45, 02h00, 02h15 e 02h30.
Linha da Azambuja: Na linha da Azambuja, parte de Sacavém nas madrugadas de 16, 17 e 24 um comboio especial às 01h00 – na madrugada de 23, partem comboios às 01h00 e 01h30.
Linha de Cascais: A linha de Cascais mantém a oferta regular entre o Cais do Sodré e Oeiras nos dias do festival, com o último comboio a sair às 01h30 – o troço entre Oeiras e Cascais é efetuado com recurso a autocarros de substituição devido a obras de modernização.
Margem Sul: Para quem vai ao festival da Margem Sul, a Fertagus oferece uma tarifa especial de ida e volta por 2.50 euros e horários especiais nas madrugadas de festival com partidas da estação de Roma-Areeiro às 01h55 e na madrugada de 23 às 02h55. Para chegar ao recinto, deverá seguir com a CP partindo de Roma-Areeiro até Sacavém.
Quem, da Margem Sul, pretender utilizar a Transtejo Soflusa terá viagens até às 01h40 entre o Cais do Sodré e Cacilhas e até às 02h00 entre o Terreiro do Paço e Barreiro – caso a procura o justifique, será realizado serviço especial após essas últimas viagens.
Loading...
LONGO CURSO
Para deslocações de longo curso, o Rock in Rio Lisboa tem parcerias com várias empresas de transportes públicos:
Comboios CP: Quem tiver bilhete para o festival, pode usufruir de um desconto de 30% nos comboios Intercidades, Regional e Inter-Regional, bem como nos urbanos de Coimbra e Porto como complemento.
Haverá um comboio especial Intercidades nas madrugadas seguintes a cada dia do festival, entre Lisboa Oriente e Porto Campanhã com paragens em Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra B, Aveiro, Espinho e Vila Nova de Gaia: nas madrugadas de 16, 17 e 24 de junho, o último comboio sai do Oriente às 02h00, chegando a Campanhã às 05h12; na madrugada de 23 de junho, o último comboio parte do Oriente às 02h40 e chega a Campanhã às 05h55.
O serviço Regional também terá comboios especiais em todos os dias do evento, com paragens em Sacavém dos comboios com partida de Tomar às 13h13, 15h11, 16h00 e 17h11. Nas madrugadas de 16, 17 e 24 de junho, o último comboio parte do Oriente às 01h21 e chega ao Entroncamento às 03h08; na madrugada de 23 de junho, a última saída do Oriente é às 02h06, com chegada ao Entroncamento às 03h54.
Autocarros Rede Expressos: A Rede Expressos também reforça os horários diurnos e noturnos nos dias de Rock in Rio Lisboa. Comprando bilhetes no site e na app oficial, terá direito a 25% de desconto na compra de viagens nacionais entre 12 e 25 de junho com o código de desconto RIR2024 - terá de apresentar o bilhete para o festival no momento do embarque. Mais informações no site.
Autocarros Gipsyy: Quem se deslocar a partir de Espanha, terá autocarros a partir da Gare do Oriente em direção a Madrid de madrugada: nos dias 16, 17 e 24 de junho às 00h00 e no dia 23 de junho às 01h00. Durante o período do evento, as viagens com a Gipsyy também terão desconto de 20% para quem tiver bilhete para o Rock in Rio Lisboa. Saiba mais aqui.
CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO
Num comunicado enviado às redações, a PSP explica que nos dias de festival, das 08h00 às 03h00, não será possível circular nas seguintes estradas:
Via do Oriente com a Rua Professor Picard;
Via do Oriente com a Rua Chen He;
Passeio Heróis do Mar com a Rua Professor Picard;
Rua Domingos José Morais com a Rotunda do viaduto do IC2.
Nestas vias apenas será autorizado o acesso a veículos com dísticos (shuttles, Carris, produção, residentes, lojistas, forças de segurança e Colégio Pedro Arrupe).
Já no Passeio Heróis do Mar com a Rua Príncipe do Mónaco (rotunda) apenas será autorizado o acesso a veículos com dísticos de livre-trânsito, parques, mobilidade reduzida, motociclos e junta de freguesia.
Podem ainda verificar-se constrangimentos nas seguintes vias das 12h00 às 03h00:
Parque da Junta de Freguesia (Rua Professor Picard – Parque exclusivo para excursões do Rock in Rio com dísticos);
Av. Dom João II com a Av. De Berlim;
Rua do Bojador (Hotel My Riad);
Av. Dom João II com a Av. Aquilino Ribeiro Machado;
Av. Dom João II com a Rotunda da Peregrinação;
Av. Dom João II com a Rotunda da Expo Ford.
Será ainda proibido estacionar em várias artérias, junto ao Parque Tejo, das 08h00 do dia 14 até às 04h00 do dia 17 e das 08h00 do dia 21 até às 04h00 do dia 24:
Via do Oriente, desde a Rua Chen He e a Rua Capitão Cook;
Via do Oriente, desde a Rua Capitão Cook, até à Rotunda do Trancão;
Via do Oriente (todo o Parque sob o viaduto do IC2);
Passeio Heróis do Mar (junto ao Colégio Pedro Arrupe, até à passadeira da rotunda);
Passeio das Gaivotas (junto ao Passeio Heróis do Mar – Parque exclusivo para motociclos);
Av. Dom João II (lado oposto ao Centro Comercial Vasco da Gama), entre a rotunda da Av. Do Índico e a Av. De Berlim – Paragem exclusiva dos shutles e mobilidade reduzida);
Rua António Mega Ferreira, com acesso ao parque (próximo da Av. Berlim, ambos os lados);
Passeio do Tejo (passeio Heróis do Mar) – Terminal exclusivo para largada de passageiros e espera dos vários shutles de excursões gerais com dísticos;
EN 10 com a Rua Domingos José Morais (exceto moradores, comércio local e acesso profissional ao estaleiro de obra);
EN 10 com a Rua Fábrica da Loiça de Sacavém (exceto moradores e acesso dos transportes públicos em direção ao terminal temporário criado junto da estação Rua Fábrica da Loiça de Sacavém).