Blitz

Nos últimos cinco anos houve mais de 170 festivais de música a desaparecer no Reino Unido: só este ano foram 40

Festival de Glastonbury
Festival de Glastonbury
Emulsion London Limited/Getty Images

Só no próximo verão o Reino Unido terá menos 40 festivais de música na agenda. E o número poderá aumentar

Já houve 40 festivais de música britânicos a anunciarem o seu cancelamento para o próximo verão, e um novo estudo indica que o número poderá aumentar.

No total, ao longo dos últimos cinco anos houve mais de 170 festivais a desaparecerem da agenda de eventos no Reino Unido, número que poderá aumentar no verão de 2024.

Os dados foram recolhidos pela Associação de Festivais Independentes (AIF), que representa 202 festivais de música no Reino Unido. O último evento a ser cancelado foi o festival El Dorado, em Herefordshire, que na passada terça-feira anunciou que não se iria realizar.

Em comunicado, a organização culpou “o aumento dramático dos custos operacionais, aliado ao elevado custo de vida na nossa comunidade”. Segundo a AIF, esta tendência irá manter-se caso não exista intervenção governamental; estima-se que até 100 festivais possam desaparecer em 2024.

A AIF pretende, ainda, que o governo britânico baixe temporariamente o valor do IVA dos bilhetes de 20% para 5%, medida que, garantem, dariam aos promotores a capacidade de se reerguer.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate