O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel confirmou a existência de uma campanha de apelo ao voto em Eden Golan, representante israelita no Festival da Eurovisão, que no passado fim de semana se realizou em Malmö, na Suécia.
David Saranga, ex-embaixador de Israel na Roménia e atualmente responsável pela diplomacia pública do ministério, admitiu ao “Ynet Israel” que o governo do seu país “interveio junto do público que simpatizou com a canção, para incentivar o voto”.
“Não esperávamos um apoio tão grande”, acrescentou. Num contexto de forte contestação à participação do país no certame, ‘Hurricane’, canção interpretada por Eden Golan, acabou no 5º lugar da classificação geral, após obter a 2ª maior pontuação no televoto, ficando aí apenas atrás da Croácia. A Suíça venceu o concurso.
A campanha do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita contou com vários vídeos de Golan a pedir que votassem em si, em várias línguas, entre elas o francês, o italiano, o espanhol, o inglês e o alemão. Estes vídeos terão atingido 14 milhões de visualizações nas plataformas digitais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt