Final da Eurovisão é este sábado: todas as canções que concorrem à vitória em Malmö
Iolanda num dos ensaios gerais para a final da Eurovisão, este sábado
TOBIAS SCHWARZ/Getty Images
25 países lutam este sábado pela vitória na edição de 2024 do Festival da Eurovisão, com Portugal a apresentar-se em palco com ‘Grito’, de Iolanda. O representante dos Países Baixos foi desclassificado. Veja os vídeos de todas as canções pela ordem de entrada em cena na Malmö Arena, na Suécia, e saiba como se processa a votação
A final da Eurovisão 2024 decorre este sábado, na Malmö Arena, na Suécia. O espetáculo tem início às 20h, hora de Portugal continental, com transmissão em direto na RTP1 e nas plataformas da Eurovisão. São, ao todo, 25 canções de países europeus, aos quais se junta Israel, que participa desde 1973, a lutar pela vitória num certame que, no ano passado, coroou a Suécia. Recorde-se que este ano, em particular, a participação israelita tem sido muito contestada devido ao conflito Israel-Hamas, que já vitimou mais de 30 mil palestinianos em Gaza. Este sábado, o representante dos Países Baixos, Joost Klein, foi desclassificado e excluído da final devido a “denúncia feita por uma mulher da equipa de produção após um incidente ocorrido depois da apresentação na semifinal de quinta-feira à noite”.
Portugal faz-se representar por ‘Grito’, canção com a qual Iolanda venceu o Festival da Canção, sendo a 17ª concorrente a entrar em palco no concurso (terá, contudo, o número 18 no alinhamento). Apesar de as casas de apostas não vaticinarem altos voos, antecipando que terá boa votação por parte do júri, mas não tanto da parte do público, a artista portuguesa assumiu em conversa no podcast Posto Emissor que quer vencer a Eurovisão. A canção portuguesa foi selecionada na primeira semifinal, que se realizou na passada terça-feira.
Aos 19 países selecionados nas duas semifinais, juntam-se os chamados “big 5”, países automaticamente apurados para a afinal por serem os maiores financiadores da União Europeia de Radiodifusão, que organiza a Eurovisão (Reino Unido, Itália, Espanha, França e Alemanha), e o vencedor de 2023, a Suécia. Os resultados serão apurados ponderando, numa proporção de 50/50, os votos de todas as delegações nacionais representadas nesta edição da Eurovisão e do voto do público (que pode participar a partir de todo o mundo). Recorde-se que, como é habitual, um país não pode votar em si próprio.
Além dos 25 concorrentes, a final contará com uma homenagem aos ABBA feita por três vencedoras da Eurovisão: Charlotte Perrelli, Carola e Conchita Wurst. Esta atuação especial servirá para marcar os 50 anos desde que os ABBA valeram à Suécia a sua primeira vitória com a canção ‘Waterloo’. Também Loreen, a vencedora de 2023, subirá ao palco para cantar, bem como o grupo pop sueco Alcazar, que se reúne especialmente para atuar depois de concorrer cinco vezes ao Melodifestivalen (o Festival da Canção sueco) sem nunca conseguir apurar-se para a Eurovisão.
Estas são as 25 canções a concurso na final da Eurovisão deste ano, pela ordem de entrada em palco:
1. Marcus & Martinus ‘Unforgettable’ (Suécia)
2. alyona alyona & Jerry Heil ‘Teresa & Maria’ (Ucrânia)
3. Issak ‘Always on the Run’ (Alemanha)
4. Tali ‘Fighter’ (Luxemburgo)
5. EXCLUÍDO (PAÍSES BAIXOS)
6. Eden Golan ‘Hurricane’ (Israel)
7. Silvester Belt ‘Luktelk’ (Lituânia)
8. Nebulossa ‘Zorra’ (Espanha)
9. 5Miinust x Puuluup ‘(nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midagi’ (Estónia)