Blitz

Final da Eurovisão é este sábado: todas as canções que concorrem à vitória em Malmö

Iolanda num dos ensaios gerais para a final da Eurovisão, este sábado
Iolanda num dos ensaios gerais para a final da Eurovisão, este sábado
TOBIAS SCHWARZ/Getty Images

25 países lutam este sábado pela vitória na edição de 2024 do Festival da Eurovisão, com Portugal a apresentar-se em palco com ‘Grito’, de Iolanda. O representante dos Países Baixos foi desclassificado. Veja os vídeos de todas as canções pela ordem de entrada em cena na Malmö Arena, na Suécia, e saiba como se processa a votação

A final da Eurovisão 2024 decorre este sábado, na Malmö Arena, na Suécia. O espetáculo tem início às 20h, hora de Portugal continental, com transmissão em direto na RTP1 e nas plataformas da Eurovisão. São, ao todo, 25 canções de países europeus, aos quais se junta Israel, que participa desde 1973, a lutar pela vitória num certame que, no ano passado, coroou a Suécia. Recorde-se que este ano, em particular, a participação israelita tem sido muito contestada devido ao conflito Israel-Hamas, que já vitimou mais de 30 mil palestinianos em Gaza. Este sábado, o representante dos Países Baixos, Joost Klein, foi desclassificado e excluído da final devido a “denúncia feita por uma mulher da equipa de produção após um incidente ocorrido depois da apresentação na semifinal de quinta-feira à noite”.

Portugal faz-se representar por ‘Grito’, canção com a qual Iolanda venceu o Festival da Canção, sendo a 17ª concorrente a entrar em palco no concurso (terá, contudo, o número 18 no alinhamento). Apesar de as casas de apostas não vaticinarem altos voos, antecipando que terá boa votação por parte do júri, mas não tanto da parte do público, a artista portuguesa assumiu em conversa no podcast Posto Emissor que quer vencer a Eurovisão. A canção portuguesa foi selecionada na primeira semifinal, que se realizou na passada terça-feira.

Aos 19 países selecionados nas duas semifinais, juntam-se os chamados “big 5”, países automaticamente apurados para a afinal por serem os maiores financiadores da União Europeia de Radiodifusão, que organiza a Eurovisão (Reino Unido, Itália, Espanha, França e Alemanha), e o vencedor de 2023, a Suécia. Os resultados serão apurados ponderando, numa proporção de 50/50, os votos de todas as delegações nacionais representadas nesta edição da Eurovisão e do voto do público (que pode participar a partir de todo o mundo). Recorde-se que, como é habitual, um país não pode votar em si próprio.

Além dos 25 concorrentes, a final contará com uma homenagem aos ABBA feita por três vencedoras da Eurovisão: Charlotte Perrelli, Carola e Conchita Wurst. Esta atuação especial servirá para marcar os 50 anos desde que os ABBA valeram à Suécia a sua primeira vitória com a canção ‘Waterloo’. Também Loreen, a vencedora de 2023, subirá ao palco para cantar, bem como o grupo pop sueco Alcazar, que se reúne especialmente para atuar depois de concorrer cinco vezes ao Melodifestivalen (o Festival da Canção sueco) sem nunca conseguir apurar-se para a Eurovisão.

Estas são as 25 canções a concurso na final da Eurovisão deste ano, pela ordem de entrada em palco:

1. Marcus & Martinus ‘Unforgettable’ (Suécia)

2. alyona alyona & Jerry Heil ‘Teresa & Maria’ (Ucrânia)

3. Issak ‘Always on the Run’ (Alemanha)

4. Tali ‘Fighter’ (Luxemburgo)

5. EXCLUÍDO (PAÍSES BAIXOS)

6. Eden Golan ‘Hurricane’ (Israel)

7. Silvester Belt ‘Luktelk’ (Lituânia)

8. Nebulossa ‘Zorra’ (Espanha)

9. 5Miinust x Puuluup ‘(nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midagi’ (Estónia)

10. Bambie Thug ‘Doomsday Blue’ (Irlanda)

11. Dons ‘Hollow’ (Letónia)

12. Marina Satti ‘Zari’ (Grécia)

13. Olly Alexander ‘Dizzy’ (Reino Unido)

14. Gåte ‘Ulveham’ (Noruega)

15. Angelina Mango ‘La Noia’ (Itália)

16. Teya Dora ‘Ramonda’ (Sérvia)

17. Windows95man ‘No Rules!’ (Finlândia)

18. iolanda ‘Grito’ (Portugal)

19. Ladaniva ‘Jako’ (Arménia)

20. Silia Kapsis ‘Liar’ (Chipre)

21. Nemo ‘The Code’ (Suíça)

22. Raiven ‘Veronika’ (Eslovénia)

23. Baby Lasagna ‘Rim Tim Tagi Dim’ (Croácia)

24. Nutsa Buzaladze ‘Firefighter’ (Geórgia)

25. Slimane ‘Mon Amour’ (França)

26. Kaleen ‘We Will Rave’ (Áustria)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate