O concorrente dos Países Baixos no Festival da Eurovisão foi suspenso pela organização do festival, após um incidente nos bastidores.
O jornal britânico “The Telegraph” avançou, esta sexta-feira, que Joost Klein foi impedido de participar nos ensaios gerais para a grande final, que ocorre no sábado em Malmö, Suécia. A União Europeia de Radiodifusão (UER) afirmou estar a investigar o incidente, salientando que a Klein não será permitida a presença nos ensaios “até nova ordem”. A UER rejeitou ainda tecer mais comentários sobre o caso.
Agora, a SVT, televisão pública sueca e coorganizadora do certame, o músico ter-se-á envolvido numa altercação física com um dos fotógrafos presentes no festival. Já na quinta-feira, dia da segunda semifinal da Eurovisão - que terminou com o apuramento de Klein -, o neerlandês envolveu-se num pequeno incidente com a concorrente israelita, Eden Golan. Golan foi questionada por um dos jornalistas presentes na sala sobre se sentia se a sua presença na Eurovisão constituía um “risco de segurança” para os demais participantes. Membros da organização intercederam pela cantora, dizendo-lhe que não precisava de responder à pergunta, perante protesto veemente de Klein: “porquê?”. Enquanto Golan respondia, Klein limitou-se a cobrir-se com uma bandeira, cruzando os braços.
Na tarde de ontem, mais de 10 mil pessoas juntaram-se nas ruas de Malmö, na Suécia, onde decorre o festival, para protestar contra a presença de Israel na Eurovisão devido à guerra em Gaza.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pacecilio@blitz.impresa.pt