Blitz

Música nova para o fim de semana: o rio de Mark Knopfler, a ilusão de Dua Lipa e a carta de amor de Nick Cave

Música nova para o fim de semana: o rio de Mark Knopfler, a ilusão de Dua Lipa e a carta de amor de Nick Cave

Na segunda semana de abril, trazemos-lhe o novo álbum de Mark Knopfler, o regresso dos canadianos Metz, dos portugueses Blasted Mechanism ou das cantoras-compositoras Girl in Red e Maggie Rogers, e a nova pele do português Old Jerusalem, agora como June Carriers. A estreia a solo de Marta Miranda, vocalista dos Oquestrada; a versão de Júlio Pereira e Marisa Liz para uma canção de Zeca Afonso e o novo single de Dua Lipa são outras das novidades da semana, que oferece ainda álbuns de Emmy Curl e Sérgio Onze, um single de Pedro Mafama, um EP de Blaya e a dedicatória de Nick Cave e Warren Ellis a Amy Winehouse

Música nova para o fim de semana: o rio de Mark Knopfler, a ilusão de Dua Lipa e a carta de amor de Nick Cave

Lia Pereira

Jornalista

O décimo álbum a solo de Mark Knopfler, conhecido como líder dos Dire Straits, é uma das novidades desta semana. “One Deep River”, que sucede a “Down the Road Wherever”, de 2018, já deu origem a três singles: ‘Ahead of the Game’, ‘Watch Me Gone’ e ‘Two Pairs of Hands’. A 20 de abril, dia em que se assinala o Record Store Day, Mark Knopfler lança um EP de título “Boy”, com quatro canções novas inspiradas por dois temas: feiras e boxe.

Confirmada no cartaz do NOS Alive, onde atua a 12 de julho, a britânica Dua Lipa acaba de lançar um novo single. ‘Illusion’ é mais uma amostra do terceiro álbum da cantora, “Radical Optimism”, previsto para 3 de maio.

Com uma base de fãs fiéis e passagem confirmada pelo Vodafone Paredes de Coura, em agosto, a norueguesa Girl in Red lança hoje “I'm Doing It Again Baby!”, o seu segundo álbum de originais, que diz ter sido influenciado por Taylor Swift. ‘Too Much’' é um dos novos temas de Marie Ulven Ringheim, aka Girl in Red.

Cantora-compositora norte-americana de 29 anos, Maggie Rogers lança esta sexta-feira o seu terceiro álbum. Chama-se “Don't Forget Me” e foi criado para se assemelhar a “uma tarde de domingo”. ‘So Sick of Dreaming’ é o single mais recente de um trabalho que começou por ser apresentado pelo tema-título.

Do Canadá chegam, entretanto, os Metz, com “Up On Gravity Hill”. No seu quinto álbum, Alex Edkins (voz e guitarra), Hayden Menzies (bateria) e Chris Slorach (baixo) exploram “o uivo angustiado da inocência perdida”.

Esta semana acolheu também o regresso dos portugueses Blasted Mechanism. ‘Come With Us’ é a primeira canção da banda em seis anos, funcionando como apresentação ao novo álbum, que servirá de celebração dos 30 anos de carreira do grupo. Em 2025, os Blasted Mechanism, que estrearam o vídeo de ‘Come With Us’ na BLITZ, prometem dar um grande concerto em Lisboa.


Loading...

Feito em Portugal, mas com edição internacional, chega-nos esta semana “Equanimity”, o primeiro disco de June Carriers. Por detrás deste projeto está o músico do Porto Francisco Silva, que durante cerca de duas décadas gravou discos enquanto Old Jerusalem. Na ‘pele’ de June Carriers, o português segue uma direção mais experimental (e instrumental).

Em comunicado, a editora norte-americana, Youngblood, que lança o disco, descreve o novo trabalho de Francisco Silva como tendo “composições expressionistas à guitarra, com raiz na sabedoria zen ancestral de um dos cantores-compositores folk mais experientes de Portugal”, classificando os seus temas como “calorosos no tom, ponderados no ritmo e lentos na estrutura.”

A 20 de abril, Francisco Silva dará o seu último concerto enquanto Old Jerusalem. É na loja de discos e sala de espetáculos Socorro, no Porto, e nesse dia será possível comprar o derradeiro disco de Old Jerusalem, “Breeding Angels”, que inclui uma canção com o norte-americano Peter Broderick.

‘Teresa Torga’, a canção de Zeca Afonso inspirada na notícia de uma mulher vista a dançar nua no meio de uma avenida em Lisboa, ganha esta sexta-feira uma nova versão, nas mãos de Júlio Pereira e Marisa Liz. Os coros ficam a cargo de uma ‘equipa’ de ilustres: Teresa Salgueiro, Iolanda, Diogo Branco, Selma Uamusse, Rui Veloso, Ana Bacalhau, Luanda Cozetti e Dino D'Santiago.

Convidado desta semana do Posto Emissor, Pedro Mafama edita esta sexta-feira a versão ‘deluxe’ do seu segundo álbum, com o título “Estava no Abismo Mas Dei Um Passo em Frente 2.0”, tendo divulgado ‘Sem Ti’ como novo single, mostrando também o respetivo vídeo.

Depois do percurso como vocalista da banda Oquestrada, no início dos anos 2000, Marta Miranda dedicou-se à direção artística de vários espetáculos. Em 2024, volta à música a solo, como MirAnda. O primeiro álbum em nome próprio tem por título “Uma Mulher na Cidade”, sendo uma alusão a “Um Homem na Cidade”, de Carlos do Carmo, e espelha a diversidade musical e cultural de Lisboa, explorando sonoridades como o fado, o funaná, o desert blues e a cumbia argentina.

O lançamento oficial do disco, que foi produzido por Alê Siqueira, que já trabalhou com Caetano Veloso ou Elza Soares, está marcado para 18 de maio, no B.leza, em Lisboa. ‘Conto Contigo’ é o primeiro single.

Com produção de Agir e Ricardo Ribeiro, é hoje lançado o álbum “Nós”, que marca a estreia do fadista Sérgio Onze. O disco traz canções escritas por Conan Osiris, Joana Espadinha, Teresinha Landeiro e Agir.

A acompanhar Sérgio Onze estiveram, em estúdio, Bernardo Romão e Luís Guerreiro (ambos na guitarra portuguesa), Bernardo Saldanha (viola), Rodrigo Correia (viola), Manuel Oliveira (piano) e Daniel Pinto (viola baixo).

“Pastoral” é o título do quarto álbum de Emmy Curl. A artista portuguesa apresenta este trabalho como fruto de cerca de dez anos de investigação do cruzamento entre a música tradicional portuguesa, especialmente no património pagão, e a eletrónica moderna.

“Fui fascinada desde a infância pela complexa relação entre a natureza e a cidade, tradições e desenvolvimentos modernos, e na minha música explorei esses temas durante mais de 10 anos”, afirma Emmy Curl, defendendo o novo “Pastoral” como uma continuação desse trabalho, “mas mais inclinado para as tradições do que para a eletrónica”.

“Pastoral” é editado pela Cuca Monga e será apresentado ao vivo na Musa de Marvila, em Lisboa, a 19 de abril; no Festival Aqui e Acolá, no Funchal, na Madeira, a 10 de maio, no Festival Maravilha, no Faial, nos Açores, a a 7 de junho, ou no festival Bons Sons, em Cem Soldos, a 10 de agosto.

“Raba Rave” é o título do novo EP de Blaya. Hedonismo e liberdade são, segundo a artista, as palavras de ordem deste novo trabalho. “Nem todas as músicas têm de existir em prol de outra pessoa”, defende. “Em primeiro lugar, está a nossa felicidade. E apesar das desilusões de amor ou até mesmo da adaptação a uma vida pós-filhos, nós, mulheres, devemos sempre ter o nosso momento de diversão.”

O lançamento de “Raba Rave” será complementado pela primeira ‘battle de twerk’ de sempre em Portugal, marcada para os Jazzy Dance Studios, em Santos, Lisboa, no dia 14 de abril a partir das 15h00.

Esta sexta-feira traz também a canção que Nick Cave e Warren Ellis escreveram para a banda-sonora da biopic de Amy Winehouse, ‘Song For Amy’, e que integra a banda-sonora do filme.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate