Blitz

A música de Taylor Swift voltou ao TikTok, apesar de a editora Universal ter retirado todo o catálogo da rede social

Taylor Swift
Taylor Swift
Beth Garrabrant

A uma semana do lançamento de “The Tortured Poets Department”, os fãs de Taylor Swift voltam a poder ouvi-la no TikTok

Parte da discografia de Taylor Swift voltou a estar disponível no TikTok, após a editora Universal ter retirado todo o seu catálogo da plataforma, em fevereiro.

O “regresso” dá-se a uma semana do lançamento do novo álbum de Taylor Swift, “The Tortured Poets Department”. Canções como ‘All Too Well (10 Minute Version) (Taylor's Version)', ‘Cruel Summer’ ou ‘Style (Taylor’s Version)' podem voltar a ser ouvidas no TikTok, e acrescentadas aos vídeos dos utilizadores daquela rede social.

As canções que Taylor Swift lançou antes da sua disputa com o agente Scooter Braun, em 2019, continuam no entanto fora da plataforma. A cantautora assinou, em 2018, um contrato com a Universal para o lançamento da sua música, cujos direitos lhe pertencem na totalidade.

Em fevereiro, a Universal alegou que o TikTok não garante “uma compensação adequada para os artistas e compositores, a sua proteção dos efeitos da Inteligência Artificial e a segurança online dos utilizadores” dessa rede, acrescentando que estes pontos foram abordados pelo TikTok “primeiro com indiferença, e depois com intimidação”. A plataforma, por seu turno, respondeu que “as atitudes da Universal não vão de encontro aos interesses dos seus artistas, compositores e fãs”.

Taylor Swift, recorde-se, irá estrear-se em Portugal em maio, com dois concertos no Estádio da Luz, a 24 e 25 desse mês.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate