Blitz

A loja onde começou a cena black metal da Noruega ficou completamente destruída num incêndio

A loja onde começou a cena black metal da Noruega ficou completamente destruída num incêndio
Facebook Neseblod Records

Foi na Neseblod, em Oslo, que começou toda a cena ‘black metal’ norueguesa, no início dos anos 90. Está agora reduzida a cinzas

A loja de discos Neseblod, verdadeira “meca” para o black metal norueguês, ficou quase totalmente destruída por um incêndio.

De acordo com o jornal norueguês “Verdens Gang”, citado pelo website “Metal Injection”, o fogo terá começado na cave da loja, desconhecendo-se para já a origem do mesmo. As autoridades locais já se encontram a investigar o caso.

Ver Instagram

No início dos anos 90, foi nesta loja - criada por Euronymous, guitarrista dos Mayhem, que lhe deu o nome “Helvete”, “inferno” em norueguês - que teve início todo o movimento black metal do país. A cave, onde se situa o famoso graffito com o nome do género, é local de peregrinação para fãs de música metal de todo o mundo.

Encerrada em 1993, devido à exposição mediática da cena black metal, em virtude dos crimes cometidos por alguns membros do movimento, a loja reabriu em 2013, pela mão de Kenneth “Neseblod”. “Muito do que tínhamos na loja era só para exposição, não estava à venda”, afirmou, ao “Verdens Gang”.

“Ao mesmo tempo que é uma loja de discos, é um museu. Temos discos em vinil, cassetes e cartas anteriormente utilizadas pela comunidade metal”.

Já foi, entretanto, criada uma página na plataforma GoFundMe, de apoio a Kenneth e à Neseblod.

Ver Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pacecilio@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate