Blitz

Spotify não pagará aos artistas por canções ouvidas menos de mil vezes: 60% de toda a música disponível

Spotify não pagará aos artistas por canções ouvidas menos de mil vezes: 60% de toda a música disponível
Getty Images

Ter uma canção no Spotify já não é garantia de ‘royalties’: a medida entrou em vigor no início deste mês

O Spotify deixou de pagar aos artistas por canções que tenham menos de mil escutas na plataforma.

Esta política, há muito planeada pelo Spotify, entrou em vigor a 1 de abril e afeta cerca de 60% de todas as canções disponibilizadas pela plataforma. O Spotify esclarece, no entanto, que estas canções não chegam a perfazer 1% do total de streams.

Segundo dados indicados pela própria plataforma, e citados pelo “NME”, 99,5% de todos os streams são de canções com mais de mil escutas. Esta nova política “não irá alterar os royalties pagos a quem detém direitos de autor” sobre a música ali presente. Ao invés, “irá aumentar os pagamentos a todas as faixas elegíveis, em vez de os dividir em 0,03 dólares” por escuta.

Para além disso, a plataforma anunciou que cada canção deverá ter um número mínimo de ouvintes únicos para poder receber royalties, de forma a tentar travar o crescimento de streams falsos.

Esta é mais uma medida encontrada pelo Spotify para, justifica o serviço, conter os seus custos de funcionamento, depois de ter anunciado um aumento do preço da subscrição em alguns países e de, no final de 2023, ter despedido 17% da sua força de trabalho.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate