Afinal, Israel vai mesmo participar na Eurovisão

A delegação de Israel aceitou alterar a letra do tema que levará à Eurovisão
Israel terá permissão para participar na edição de 2024 do festival da Eurovisão, após ter alterado a letra do tema que levará a concurso.
O país arriscava ser excluído do festival, devido ao facto de ‘October Rain’, tema cantado por Eden Golan, conter referências ao ataque do Hamas de 7 de outubro. Os regulamentos da Eurovisão não permitem declarações políticas. A canção foi, agora, reformulada para ‘Hurricane’.
Inicialmente, a KAN, emissora pública israelita, afirmou que, caso fosse obrigada a alterar a letra, iria retirar-se da edição deste ano da Eurovisão. Porém, a sua posição parece ter-se alterado após o presidente de Israel, Isaac Herzog, ter afirmado que seria “importante” para o país estar na Eurovisão.
A inclusão de Israel na edição deste ano da Eurovisão está a causar forte polémica, sendo já várias as petições para que o país seja excluído na sequência dos bombardeamentos à Faixa de Gaza. A guerra já provocou a morte a mais de 30 mil palestinianos, um terço dos quais eram crianças.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt