Blitz

Israel vai mudar a letra da canção que levará à Eurovisão

Noa Kirel, representante de Israel no Festival da Eurovisão em 2023
Noa Kirel, representante de Israel no Festival da Eurovisão em 2023
Getty Images

Israel procura formas de não ser excluído da Eurovisão, devido à letra da canção que representa o país este ano

A KAN, emissora pública de Israel, deu entrada com um pedido para que a letra de ‘October Rain’, canção que o país levará à Eurovisão, seja alterada.

O tema, que será interpretado por Eden Golan, inclui referência ao ataque do Hamas do passado dia 7 de outubro. Canções com mensagens políticas são expressamente proibidas pelos regulamentos do concurso.

Inicialmente, a KAN afirmou que, caso fosse obrigada a alterar a letra, iria retirar-se da edição deste ano da Eurovisão. Porém, a sua posição parece ter-se alterado após o presidente de Israel, Isaac Herzog, ter afirmado que seria “importante” para o país estar na Eurovisão.

“Há quem nos odeie e queira que saiamos de todos os palcos. Ser esperto não significa apenas ter razão”, disse, pedindo para que se fizessem os ajustes necessários a ‘October Rain’.

A inclusão de Israel na edição deste ano da Eurovisão está a causar forte polémica, sendo já várias as petições para que o país seja excluído na sequência dos bombardeamentos à Faixa de Gaza. A guerra já provocou a morte a mais de 30 mil palestinianos, um terço dos quais eram crianças.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate