Israel poderá ser impedido de concorrer à edição deste ano do Festival da Eurovisão. Segundo a imprensa israelita, citada pelo website “ESC Portugal”, o país tem “hipóteses mínimas” de participar no concurso.
Em causa está a canção escolhida para representar Israel em Malmö, na Suécia, onde se realizará este ano a Eurovisão. Interpretada pela cantora Eden Golen, tem como título ‘October Rain’ e aborda o ataque do Hamas do passado dia 7 de outubro, que motivou nova incursão do exército israelita pela Faixa de Gaza.
Segundo o jornal “Israel Hayom”, ‘October Rain’, que será interpretada por Eden Golan, contém versos como “o ar é agora irrespirável” e “eles eram todos bons meninos”, referências ao ataque.
A organização do Festival da Eurovisão não permite que as canções concorrentes tenham mensagens políticas, o que poderá levar à proibição de ‘October Rain’. Caso isso aconteça, a KAN, emissora pública israelita, afirma que o país desistirá de competir.
“Não vamos mudar a letra nem a música, mesmo que Israel seja excluída”, afirmou um responsável da KAN ao “Ynet”. A emissora pública está atualmente a negociar com a União Europeia de Radiodifusão a sua presença no evento.
Ao longo das últimas semanas, têm sido várias as vozes a pedir a exclusão de Israel do concurso, devido à guerra em Gaza.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt