Blitz

Paul McCartney reencontrou “o baixo mais importante da história”, que tinha perdido há mais de 50 anos

Paul McCartney em 1960
Paul McCartney em 1960
Getty Images

O baixo Höfner de 1961, que ouvimos nas imortais ‘Love Me Do’ e ‘She Loves You’, dos Beatles, foi roubado em 1972. Uma campanha de localização iniciada em 2018 reencontrou-o num sótão

Paul McCartney reencontrou uma importante viola-baixo que perdeu há mais de meio século. O baixo, da marca Höfner e modelo 500/1, de 1961, foi apelidado de “o mais importante do mundo”, e alvo de uma campanha que visava sua localização, iniciada em 2018.

O anúncio de que o instrumento tinha sido localizado foi dado na passada quarta-feira, 14 de fevereiro. O baixo estava desaparecido desde 1972, quando foi roubado de uma carrinha em Notting Hill, Londres. “O Paul sente-se muito grato a todos os envolvidos”, pode ler-se no website oficial do ex-Beatles.

Sem o identificar, a campanha - intitulada The Lost Bass Project - conseguiu localizar o autor do roubo, e a pessoa a quem este vendeu o instrumento, senhorio de um pub em Notting Hill, refere a “Rolling Stone”. “Houve alguém a viver na costa sul de Inglaterra que se lembrou de uma velha guitarra baixo que tinha no sótão”, pode ler-se. "Foram buscá-lo e perceberam o que tinham em mãos. Em poucos dias, estava de novo nas mãos do Paul McCartney.

O baixo, comprado pelo Beatle em Hamburgo, em 1961, foi utilizado nas gravações dos dois primeiros discos dos Beatles, e em singles como ‘Love Me Do’ e ‘She Loves You’, ainda estava em bom estado e com o estojo original. “Vai precisar de alguns arranjos para ser funcional outra vez, mas isso consegue-se facilmente com uma equipa de profissionais”, comunica a campanha “The Lost Bass Project”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pacecilio@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate