Kanye West lançou este sábado o seu novo álbum, “Vultures 1”, tendo apresentado o disco na noite passada numa ‘listening party’ em Chicago (EUA).
Entre as canções divulgadas nesse evento, Kanye utilizou um excerto da gravação de ‘Iron Man’ no espetáculo de Ozzy Osbourne no US Festival em 1983. A canção foi originalmente lançada pelos Black Sabbath, de Ozzy, em 1970, sendo considerada um clássico do heavy metal.
No Instagram, Ozzy Osbourne revela que esta utilização não foi por si autorizada: “Kanye West pediu autorização para usar o sample da música sem a parte vocal, mas o pedido foi recusado porque ele é antissemita e causou muita dor a muita gente. Ainda assim, ele usou-a na listening party ontem a noite. Não quero ter nada a ver com esse homem!”
“Vultures 1” fica indelevelmente marcado pelas declarações antissemitas de Kanye West em outubro passado. Em dezembro, o músico partilhou uma mensagem, em hebraico, onde pedia desculpa ao povo judeu.
Apesar de a capa de “Vultures” já não ter o design anteriormente anunciado, inspirado por Burzum, projeto de black metal liderado por Varg Vikernes, assassino e conhecido apoiante de extrema-direita, o músico terá terminado a listening party desta sexta-feira com a frase: “Ainda sou louco, bipolar, antissemita. E ainda sou o rei”.
Atualizado a 11/02: a canção é ‘Iron Man’ e não ‘War Pigs’, como o próprio Ozzy Osbourne deu a entender, inicialmente, nas suas redes sociais
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt