Blitz

Jorge Cruz (ex-Diabo na Cruz) lançou álbum de surpresa: ouça aqui “Transumante”

Jorge Cruz (ex-Diabo na Cruz) lançou álbum de surpresa: ouça aqui “Transumante”
Joana Linda

É a primeira música nova que Jorge Cruz edita desde o final dos Diabo na Cruz, há cinco anos. As dez canções de “Transumante” já podem ser ouvidas nas plataformas de streaming

Jorge Cruz, que se tornou mais conhecido como vocalista dos Diabo na Cruz, acaba de lançar nas plataformas de streaming “Transumante”, o seu novo disco, desta feita em nome próprio.

O álbum tem dez canções, com títulos como ‘Flôr da Murta’, ‘A Milhas do Mar’ ou ‘Penélope’, e foi composto, tocado, gravado e misturado por Jorge Cruz, com masterização de Mário Barreiros.

Tinha as maquetas de um álbum a solo na gaveta há dois anos, quando comecei a compor outro, mas, a meio desse, dei com um grupo de 10 ideias musicais que pareciam fazer parte de uma família diferente. Por alguma razão, senti que precisava de concluir essas primeiro. Escrevi-as durante o verão de 2022 e, no outono, comecei a gravá-las em casa, convencido de que se trataria de um simples álbum de viola e voz”, escreveu Jorge Cruz, que começou por apresentar estes temas na Casa da Música, no Porto, e no Teatro Maria Matos, em Lisboa, no ano passado.

Apresentado pelo single do mesmo título, “Transumante” pode ser ouvido aqui:

Nascido em 1975 na Gafanha da Nazaré, Jorge Cruz fundou, em 1995, a banda Superego, tendo também lançado vários discos a solo, primeiro como O Pequeno Aquiles e depois em nome próprio, entre 1999 e 2011.

Em 2008, criou os Diabo na Cruz, que obtiveram grande popularidade com álbuns como “Virou!” (2009) e “Roque Popular” (2012).

Nos últimos anos, e depois de se afastar dos palcos por motivos de saúde, Jorge Cruz tem escrito canções para artistas como Ana Moura, Gisela João, Teresinha Landeiro ou Ana Bacalhau, que hoje apresentou o single ‘Fósforo’, escrito por Cruz.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate