Exclusivo

Blitz

Bob Marley faria hoje 79 anos. De menino do campo a estrela planetária: quem era realmente o rei do reggae?

Bob Marley (1945-1981)
Bob Marley (1945-1981)

Rastafari, amante inveterado e autor de hinos de revolta e paz, cantou por Jah e por África. Levou o reggae ao mundo, amou o futebol, viveu intensamente e despediu-se cedo demais. No dia em que passam 79 anos do nascimento de Bob Marley, e a poucos dias da estreia mundial no cinema da ‘biopic’ “Bob Marley: One Love”, republicamos um longo artigo publicado em 2015 que conta a história detalhada da vida da lenda do reggae

Bob Marley faria hoje 79 anos. De menino do campo a estrela planetária: quem era realmente o rei do reggae?

Filipe Garcia

Editor-adjunto de Política

O apelo saiu de improviso a meio de ‘Jamming’. "Será que podemos juntar aqui Michael Manley e Edward Seaga?" Do palco, de frente para 32 mil jamaicanos, Bob Marley sabia que presenciava um raro momento de união, num país que o extremismo político colocara à beira de uma guerra civil. De um lado, os defensores do Partido Nacional Popular de Manley, do outro os Trabalhistas de Seaga, uma guerra política que nas ruas de Kingston se transformara em batalha de gangues. Manley, internacionalmente apoiado por Fidel Castro, e Seaga, com Ronald Reagan do seu lado, subiram ao palco, e deram as mãos ao som de um grito rastafári pela “paz”.

Marley já estava longe do estatuto de “mestiço” que o acompanhou na juventude e de ser o rasta fumador de erva que os vizinhos na zona nobre da cidade o acusavam de ser. Em 1978, já era porta-voz do seu próprio género musical e, provavelmente, de um país. Com os Wailers, aos 34 anos já tinha sobrevivido a um atentado, carregava um cancro sem saber e já cumprira o seu maior objetivo: apresentar o rastafarianismo ao Mundo. Pelo meio, acabava de editar “Exodus”, o melhor disco do século XX para a revista “Time”. Na noite do “One Love Peace Concert”, do público não saíram tiros ou gás lacrimogéneo - só aplausos.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate