Afinal, quem criou o famoso ‘smiley’ dos Nirvana?

Uma simples cara sorridente anda a deixar muita gente sisuda
Persiste uma longa batalha judicial que envolve os Nirvana e um antigo designer de arte da editora Geffen. Um tribunal decidirá agora quem detém os direitos sobre o icónico smiley da banda.
Os Nirvana, recorde-se, tinham processado o estilista Marc Jacobs pela utilização do smiley em diversas peças de vestuário, sem permissão. Porém, Robert Fisher, antigo funcionário da Geffen, alega que foi ele quem criou o logótipo e não Kurt Cobain, como há muito é convicção.
No mês passado, Fisher deu entrada com um pedido para que o caso seja analisado por um tribunal de Los Angeles. Segundo o designer, citado pela “Billboard”, uma decisão tomada em dezembro por um juiz “desequilibra a balança a favor dos Nirvana”. “Para que haja justiça, o júri deve poder conhecer todos os factos, não apenas aqueles que convêm aos Nirvana”, continuou.
No processo, Fisher conta que, durante o seu tempo na Geffen, era a pessoa a quem os Nirvana recorriam para tudo o que tivesse a ver com design gráfico. O smiley, inspirado pela cultura acid de finais da década de 80, nasceu quando o grupo propôs a criação de um logótipo “amigo do consumidor”.
Os advogados dos Nirvana negam a versão de Fisher, mas acrescentam que, mesmo que tenha sido o designer o criador do logótipo, fê-lo enquanto assalariado da Geffen - pelo que os direitos de autor pertenceriam à editora, e não a si.
Foi esta a versão com a qual um juiz de primeira instância concordou, e que leva agora Fisher a recorrer. Os seus advogados não se mostram, porém, confiantes: “poderá levar anos até que este processo esteja concluído”, afirmaram.
O smiley foi utilizado pela primeira vez em 1991, ano de lançamento de “Nevermind”, de forma a promover o álbum. Desde então, a sua popularidade tem crescido, sobretudo entre os mais jovens, muitos não nascidos quando os Nirvana apareceram.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt