Blitz

Laurie Anderson vai deixar de dar aulas na Alemanha devido às suas posições pró-Palestina

Laurie Anderson
Laurie Anderson
Getty Images

A Universidade Folkwang, em Essen (Alemanha), onde Laurie Anderson era professora convidada, questionou a artista pelas suas posições políticas. A relação terminou

Laurie Anderson vai deixar de dar aulas na Universidade de Folkwang, em Essen, na Alemanha, onde era professora convidada.

A reitoria da universidade ficou desagradada quando descobriu que Anderson assinou, em 2021, uma carta aberta escrita por artistas palestinianos, que exigiam o fim do apartheid no território e “o fim imediato de toda a violência cometida por Israel contra os palestinianos”, refere o “The Guardian”.

De acordo com a universidade, a arte, a cultura e as ciências “são lugares onde disputas contenciosas ficam à porta”. “À luz deste questionamento público das suas posições políticas, Laurie Anderson decidiu deixar de dar aulas na universidade”.

O comunicado da reitoria da universidade inclui declarações da própria artista: “A questão aqui não é saber se as minhas posições políticas se alteraram. A verdadeira questão é: porque é que esta pergunta me está a ser colocada sequer?”.

A autora de ‘O Superman’, um dos êxitos mais inesperados da década de 80, irá ser galardoada este domingo com um Prémio Grammy de carreira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate