Exclusivo

Blitz

Grandes desastres dos maiores da música: dos Pearl Jam aos Metallica

Grandes desastres dos maiores da música: dos Pearl Jam aos Metallica
Getty Images

“Que raio foi isto?”, apetece perguntar. O que têm em comum Pearl Jam, Aerosmith, Bob Dylan, Metallica, Stevie Wonder, Bruce Springsteen ou os Daft Punk? São, todos eles, artistas consagrados e donos de obras e carreiras às quais se podem apontar poucos erros. Porém, quando esses passos em falso existiram, foram descomunais. Apresentamos, com o atrevimento próprio da subjetividade, alguns casos de estudo

Paulo André Cecílio

Os artistas que se seguem são, todos eles, consagrados à sua maneira. Alguns mudaram para sempre a história da música (Rolling Stones, Michael Jackson, Nirvana), outros fizeram obras intemporais (Stevie Wonder, Bruce Springsteen), outros tantos encheram estádios por todo o planeta (Guns N' Roses, Aerosmith).

Mas, e é um importante, mas: nenhum deles é perfeito. Sendo artistas com obra feita, são-no também, muitos deles, com obra vasta - o que significa que, no meio de todos aqueles tesouros que tão bem conhecemos, há sempre uma ou outra bola de cotão. Em alguns casos, uma gigantesca bola de cotão. Escolhemos vinte falhanços vindos de pessoas que não são como os comuns mortais, mas que são pessoas. No fundo, é uma prova de amor pelos próprios, e um pedido misericordioso: não voltem a fazer isto.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate