Blitz

Festival da Eurovisão: Islândia ameaça bater com a porta

Islândia na Eurovisão
Islândia na Eurovisão
Getty Images

Efeitos de choque do conflito em Gaza no festival da Eurovisão: a Islândia assumiu oficialmente que pode boicotar a edição deste ano, não participando na mesma. A decisão será tomada depois da realização do ‘festival da canção’ islandês

A Islândia poderá vir a boicotar a edição deste ano da Eurovisão, anunciou oficialmente a emissora islandesa de televisão RÚV. Esta incerteza deve-se à manutenção de Israel como concorrente, que tem sido criticada devido à guerra Israel-Hamas, e só será resolvida depois do Söngvakeppnin, o concurso islandês equivalente ao português Festival da Canção.

A decisão sobre a participação ou não da Islândia será tomada em conjunto pela RÚV e o artista vencedor do Söngvakeppnin, cuja final se realiza a 2 de março. “O concurso realiza-se, mas a decisão definitiva da participação da Islândia na Eurovisão só será tomada depois, junto com o vencedor. O motivo são as críticas que têm sido feitas à participação de Israel, apesar da guerra em Gaza”, lê-se num comunicado partilhado no site da emissora.

Em declarações citadas pelo site “Eurovisionworld”, o diretor-geral da emissora islandesa, Stefán Eiríksson, diz que os concorrentes estão preocupados com a situação em Gaza. “Concorrem com o objetivo de ser a contribuição islandesa para a Eurovisão, mas estão tão preocupados com a situação quanto nós. O Söngvakeppnin é a nossa preparação para a Eurovisão e já anunciámos que tencionamos participar sem alterações, mas não sabemos o que o futuro reserva”.

Estas declarações surgem depois de a Associação de Compositores e Letristas islandesa ter exigido à RÚV que não participasse na Eurovisão este ano a não ser que Israel fosse excluído do concurso. Em dezembro, a União Europeia de Radiodifusão colocou de parte a exclusão de Israel, dizendo em comunicado: “os membros da UER decidiram que a emissora pública de Israel obedece a todas as regras da competição”.

E edição deste ano da Eurovisão decorre em Malmö, na Suécia, nos dias 7, 9 e 11 de maio.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate