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“Desconcertante”, “sexista” e “surpreendente”: as reações à ‘nega’ a Margot Robbie e Greta Gerwig, de “Barbie”, nos Óscares

Ryan Gosling, Greta Gerwig e Margot Robbie
Ryan Gosling, Greta Gerwig e Margot Robbie
Getty Images

As reações dos fãs depois de Greta Gerwig e Margot Robbie não terem sido nomeadas para um Óscar pelo seu trabalho em “Barbie”. Também entre alguns membros da academia, que todos os anos selecionam os nomeados, parece haver indignação

Sucedem-se as reações ao facto de Greta Gerwig e Margot Robbie, realizadora e atriz principal de “Barbie” respetivamente, não terem sido nomeadas para um Óscar.

A lista de nomeados, que foi conhecida esta terça-feira, deixou de fora os dois nomes sem os quais teria sido possível fazer o filme - o que deixou os fãs perplexos.

Os fãs, e não só. Ryan Gosling, nomeado na categoria de Melhor Ator Secundário pelo seu papel enquanto Ken, disse-se “desapontado” com a ausência de Gerwig e Robbie, acrescentando: “Nenhuma das pessoas envolvidas no filme teria tido o reconhecimento que teve se não fosse pelo talento, pela determinação e pelo génio delas”.

Em declarações à “Variety”, America Ferrera, nomeada na categoria de Melhor Atriz Secundária também por “Barbie”, não escondeu a sua desilusão: “A Greta fez praticamente tudo o que um realizador tem que fazer para merecer [um Óscar]. E o que a Margot alcançou, enquanto atriz, é inacreditável”, disse.

Mesmo alguns dos que todos os anos votam nos nomeados se sentem revoltados com estas ausências. Ao “Page Six”, um deles afirmou que “é este o mundo em que ainda vivemos”. Outro acrescentou que “esta linha de pensamento destrói a indústria [do cinema]”, depois de “Barbie” ter amealhado mais de 1,5 mil milhões de euros em bilheteira, e de se ter estreado durante as greves dos argumentistas e atores de Hollywood.

Nas redes sociais, multiplicam-se os comentários, muitos deles sarcásticos: “Que o Ken seja nomeado e a Barbie não faz todo o sentido; é um filme sobre um homem que descobre o poder do patriarcado no mundo real”, pode ler-se.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

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