Blitz

Música nova para o fim de semana: a salvação dos Green Day, o novo fado de Lina e o regresso dos Best Youth

Música nova para o fim de semana: a salvação dos Green Day, o novo fado de Lina e o regresso dos Best Youth
Emmie America

É sexta-feira e há álbum novo de Green Day para ouvir. Mas também Mumford and Sons com Pharrell Williams, Sleater-Kinney e os portugueses Best Youth, Lina, Joana Espadinha e O Gajo

O regresso dos Green Day aos álbuns é um dos destaques desta sexta-feira. Gravado em Londres e Los Angeles com o produtor Rob Cavallo, o sucessor de “Father of All Motherfuckers” (2020) vem sendo apresentado por singles como ‘The American Dream Is Killing Me’ e dará origem a uma digressão que, por enquanto, não tem datas em Portugal (mas em Espanha sim).

Por seu turno, as Sleater-Kinney virão a Portugal apresentar o novo “Little Rope”, hoje nas lojas e nas plataformas de streaming. A banda de Portland, nos Estados Unidos, está confirmada no cartaz do festival Vodafone Paredes de Coura, atuando no Alto Minho em agosto.

Em Portugal, destaque para “Fado Camões”, o novo disco da fadista Lina. O trabalho é editado no ano em que se celebra o quinto centenário de Luís Vaz de Camões e foi ultimado com o produtor britânico Justin Adams. Tendo por base os poemas de Camões, Lina apresenta, conforme se lê em comunicado, um álbum “mais pessoal”.

Segundo Lina, foi depois de se debruçar sobre a vida de Amália, no álbum de 2021 com Raül Refree, que nasceu a curiosidade pela obra de Camões, que seria o poeta favorito do vulto do fado.

“Fiquei curiosa e quis conhecer mais, para além dos ‘Lusíadas’ ou dos ‘Sonetos’. E fui descobrindo que as temáticas de Camões - a mudança, a infância, o amor, o desamor ou a descrição da natureza - se podiam adaptar ao fado e às suas métricas", explica Lina, que contou, neste disco, com convidados como Amélia Muge.

Também hoje chega “Everywhen”, novo disco dos portuenses Best Youth. O sucessor de “Cherry Domino”, lançado há cinco anos, será apresentado ao vivo no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 23 de janeiro, e na Casa da Música, no Porto, a 31 do mesmo mês. A 8 de junho, os Best Youth tocarão também no festival Primavera Sound, no Porto. Antes disso, atuam em Torres Vedras (2 de março), Braga (9 de março) e Coimbra (16 de março).

O conceito “tempo” norteou a preparação de “Everywhen”, produzido pela própria banda: Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves.

Outro álbum lançado esta sexta-feira é “Terra Livre”, que junta o português João Morais, mais conhecido como O Gajo, na viola campaniça, e o brasileiro Ricardo Vignini, na viola caipira. Descrito como “um grito pela liberdade, num mundo cheio de intolerâncias”, “Terra Livre” tem um novo single, ‘Corrosão’, marcado pelo rock e pela folk de Portugal e do Brasil.

Com disco prometido para abril, Joana Espadinha começa o novo ano com ‘Vestir a Camisola’, canção produzida por António Vasconcelos Dias, “que lhe confere a textura e a nostalgia do som analógico”, pode ler-se em comunicado. O vídeo é de Tiago Brito.

Terminamos com o regresso dos ingleses Mumford and Sons, com ‘Good People’, uma canção escrita com Pharrell Williams e primeiro lançamento da banda em cinco anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate