Blitz

Eurovisão: Olly Alexander, dos Years and Years, debaixo de fogo devido a posição assumida sobre Israel

Olly Alexander, dos Years and Years
Olly Alexander, dos Years and Years
Getty Images

O músico britânico Olly Alexander vai representar o Reino Unido na Eurovisão, mas há quem peça para que seja substituído devido à sua opinião sobre o conflito Israel-Hamas

Olly Alexander, líder dos Years and Years e representante do Reino Unido na Eurovisão em 2024, está debaixo de fogo depois de ter assinado uma carta aberta pró-Palestina, na qual Israel é referido como um “estado de apartheid” e acusado de genocídio no conflito com o Hamas.

“Estamos a assistir a um genocídio em tempo real. As mortes transbordam dos ecrãs dos nossos telefones para os nossos corações”, lê-se na carta do grupo ativista LGBTQIA+ Voices4London assinada pelo artista, “enquanto comunidade queer, não podemos ficar sentados sem fazer nada enquanto o governo israelita continua a apagar linhagens inteiras de famílias palestinianas. Não é tempo de ficar calado”.

A assinatura da carta precede o anúncio de Alexander como representante britânico à Eurovisão, que se realiza na Suécia no próximo mês de maio, mas o Partido Conservador criticou a BBC por tê-lo escolhido como concorrente.

“Deixar um cantor abertamente anti-Israel competir no mesmo palco que Israel ou é um grande equívoco ou pura arrogância”, disse um porta-voz dos conservadores ao jornal “The Telegraph”, “talvez seja tempo de impedir a BBC de decidir quem representa o Reino Unido na Eurovisão”.

Também a organização Campaign Against Antisemitism pediu que o músico seja substituído. Contudo, segundo o “Telegraph”, a BBC não planeia fazê-lo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate