Blitz

Música nova para o fim de semana: o ‘regresso’ dos Beatles, um The Cure a solo e o tempo de Luís Severo

The Beatles
The Beatles

Beatles em destaque numa primeira sexta-feira de novembro onde também há novos singles de Sharon Van Etten e Ana Moura, com um vídeo filmado na Semana da Moda de Paris

‘Now and Then’, uma canção ‘nova’ dos Beatles, é o grande destaque desta semana, no que toca a novidades musicais.

Anunciada como “a última canção dos Beatles”, ‘Now and Then’ foi composta e interpretada por John Lennon no final dos anos 70, vários anos após o fim da banda, e desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr na primeira metade dos anos 90 para os álbuns “Anthology” (de onde sairiam dois inéditos, ‘Free as Bird’ e ‘Real Love’).

Em 2021, a mesma técnica de isolamento de instrumentos e vozes usada pela equipa de Peter Jackson no mega documentário “The Beatles: Get Back” foi aplicada à gravação caseira de ‘Now and Then’. Em 2022, Paul e Ringo completaram a canção, acrescentando um solo de guitarra ‘slide’ inspirado por George (falecido em 2021) e coros a uma versão, de 1995, que já incluía guitarras elétrica e acústica de George, bateria de Ringo, e guitarra, baixo e piano de Paul.

“Aqui está a voz de John, o mais límpida possível. É muito emocionante. E todos tocamos, é uma gravação genuína dos Beatles”, afirmou Paul no mesmo comunicado. “É o mais perto que vamos algum dia conseguir de tê-lo [John] de volta à mesa da sala”, acrescentou Ringo. Pode conhecer toda a história de ‘Now and Then’ aqui.

“Los Angeles” é o título do álbum de estreia de um supergrupo formado por Lol Tolhurst (antigo baterista dos The Cure), Budgie (Siouxsie & the Banshees, The Creatures) e Jacknife Lee. Entre os muitos convidados do disco, destaque para James Murphy, dos LCD Soundsystem, The Edge, dos U2, Bobby Gillespie, dos Primal Scream, ou Mark Bowen, guitarrista dos IDLES.

Em Portugal, chega hoje ‘Cedo ou Tarde’, primeira canção do novo álbum de Luís Severo, que deverá ser lançado ainda este ano.

No novo tema, o cantor-compositor “reflete sobre o tempo e a forma como a rotina nos embala sem nos dizer qual é a [altura] certa para desistir dos sonhos, às vezes é cedo, muitas vezes já é tarde, há sempre tempo para o trabalho, uma ânsia de se ser produtivo, mas pouco para se ser e para viver.”

Em comunicado, Luís Severo afirma: “Esta canção surge numa altura em que estávamos fechados em casa. Passar por antigos colegas de escola nas redes sociais com vidas aparentemente bem mais resolvidas que a minha fez-me entrar numa reflexão sobre o tempo, em que me apercebi que durante anos achei que era cedo para tudo, mas que cheguei a um momento em que já é tarde para muitas coisas. É estranho porque nem se percebe quando é que este sentimento vira.”

O sucessor de “O Sol Voltou”, de 2019, foi coproduzido por Catarina Branco e será apresentado a 10 de novembro no gnration, em Braga, e na Culturgest, em Lisboa, a 14 de dezembro. Ambas as datas estão esgotadas e, para Lisboa, foi agora anunciado um concerto extra, a 16 de dezembro, às 19h00.

Esta sexta-feira chega também o vídeo de ‘Lá Vai Ela’, o novo single de Ana Moura, onde “se comprova a evolução disruptiva e diferenciadora” que a artista operou no seu último trabalho, “Casa Guilhermina”.

Em comunicado, diz Ana Moura: “Esta música é sobre o poder da auto-expressão criativa, sobre styling e defini-lo como o processo de desaprender as narrativas com as quais crescemos sobre como deveríamos ser, conhecermo-nos a nós próprios e transmitir isso livremente. Já não estou à procura da validação de outras pessoas, ou de me conformar com as suas ideias sobre como deveria ser. Estou a render-me apenas à minha verdade e com isso vem uma paz interior.”

Veja aqui o vídeo de ‘Lá Vai Ela’, filmado em outubro, durante a presença de Ana Moura na Semana de Moda de Mulher de Paris.

Lançado originalmente em 1995, “O Caminho da Felicidade”, que reúne os maiores êxitos dos Delfins, regressa agora às lojas em vinil. Em CD, este foi o disco mais vendido de sempre em Portugal (contabilizados foram 240 mil exemplares adquiridos). Com canções como ‘Sou Como um Rio’, ‘A Baía de Cascais’ ou ‘Nasce Selvagem’, “O Caminho da Felicidade” é reeditado na contagem decrescente para o concerto de celebração dos Delfins, na Altice Arena, a 6 de abril de 2024. Pode ouvir Miguel Ângelo, vocalista da banda, contar tudo sobre esse espetáculo no Posto Emissor, podcast da BLITZ.

Despedimo-nos com ‘Close To You’, canção que a norte-americana Sharon Van Etten escreveu para a banda-sonora da série “The Buccaneers”, com a ajuda da australiana Courtney Barnett.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate