Música nova para o fim de semana: os diamantes dos Rolling Stones, a estreia de Rita Vian e o regresso dos Três Tristes Tigres
The Rolling Stones
Destaques também para os novos álbuns dos Blink-182 e Sampha e novos singles de Ricardo Ribeiro e Charli XCX com Sam Smith numa sexta-feira recheada de música nova
Ao fim de uns longos 18 anos, os Rolling Stones regressam com um novo álbum de originais e em boa companhia: Paul McCartney, Elton John, Lady Gaga e Stevie Wonder são os convidados de honra de um disco que conta também com a colaboração do antigo baixista Bill Wyman e as últimas canções gravadas pelo baterista Charlie Watts, falecido em 2021.
Quatro anos depois de mostrar o seu primeiro single, ‘Diágonas’, Rita Vian estreia-se nos álbuns com “Sensoreal”, que conta com 12 canções escritas e produzidas pela própria e com a colaboração de nomes como Conan Osíris, João Maia Ferreira (anteriormente conhecido como Benji Price) ou Mucky, parceiro habitual de Sevdaliza. ‘Cuido de Mim’ é o mais recente single.
O novo álbum dos norte-americanos Blink-182 marca a reunião, ao fim de sete anos, da formação clássica da banda, com o guitarrista e vocalista Tom DeLonge a regressar depois de alguns anos de interregno. Produzido pelo baterista Travis Barker, inclui as canções ‘Dance with Me’, ‘Fell in Love’, ‘Edging’ e o mais recente single ‘You Don’t Know What You’ve Got’.
Tornou-se inicialmente conhecido pelas suas colaborações com nomes como Sbtrkt ou Drake e estreou-se nos álbuns em nome próprio com “Process”, em 2017. Seis anos volvidos, o britânico Sampha regressa com “Lahai”, título que pede o nome emprestado ao seu avô paterno. Entre as 14 canções que o compõem, encontram-se contribuições de Yaeji, Ibeyi, El Guincho ou Morgan Simpson, dos Black Midi.
Antecipando um novo álbum, “Atlas”, com edição agendada para 2024, os Três Tristes Tigres mostram esta sexta-feira uma nova canção. ‘Animália’ “versa sobre a responsabilidade humana no desequilíbrio climático”, tem letra de Regina Guimarães e conta com a colaboração de Fred Ferreira na bateria.
A uma semana de mostrar o novo álbum, “Terra que Vale o Céu”, Ricardo Ribeiro desvenda uma nova canção, ‘Vira-Voltas’, com música do próprio e letra de Francisco Guimarães. Regressando ao fado depois de explorar outras sonoridades em “Respeitosa Mente”, de 2019, o artista apresenta o vindouro álbum, que conta com contribuições de Carminho, Fernando Tordo ou Amélia Muge, como “páginas íntimas do que vou vivendo e sonhando”.
O novo single de Charli XCX é um dueto com Sam Smith e uma canção sobre “encontrarmos a pessoa que verdadeiramente amamos e com quem criamos uma ligação através de noites loucas e festas em locais mágicos”.
Poucos meses depois de editar o álbum de estreia, a dupla gondomarense João Não e Lil Noon regressa a “Se Eu Acordar” e transforma-o numa versão “deluxe” que inclui não só novas canções, como ‘O Que Ouvi’ ou ‘Menti (La La La)’, mas também remisturas de ‘Purpurina’, ‘Se Eu Acordar’ ou ‘Coluna Bate o Coração’ assinadas por Tsubasv, Phaser ou o próprio Lil Noon.
Janeiro juntou-se novamente ao cantor e compositor brasileiro Paulo Novaes neste álbum assinado em duo “Protocolar, Volume 2”, que sucede ao EP “Proto-colar Vol. 1”, editado em 2020. “A ideia de investigar novas possibilidades de produção musical com o olhar sob uma perspetiva para fora do seu lugar comum permitiu-lhes fazer uma leitura do mundo ao seu redor resultando numa mescla entre a canção portuguesa e a MPB”, lê-se no comunicado de apresentação. ‘Pé na Areia’ é o mais recente single.