Blitz

O fenómeno punk em exposição em Cascais: mais de 100 fotografias icónicas dos Ramones, Billy Idol, Talking Heads ou Siouxie and the Banshees

Patente no Centro Cultural de Cascais, “Days of Punk”, do fotógrafo norte-americano Michael Grecco, conta a história da cultura punk desde a sua explosão, na década de 1970, até ao início dos anos 90. Veja 14 fotografias em exposição

A exposição multimédia “Days of Punk”, do fotógrafo norte-americano Michael Grecco, inaugurada este domingo, está patente no Centro Cultural de Cascais até 28 de janeiro de 2024, contando a história do fenómeno punk, desde a sua explosão, nos anos 1970, até ao início da década de 90.

Juntando mais de 100 fotografias de nomes incontornáveis da cultura punk, pós-punk e new wave como The Clash, Ramones, Jello Biafra dos Dead Kennedys, Siouxsie and the Banshees, Johnny Rotten dos Sex Pistols ou Lene Lovich, “Days of Punk” conta também com trabalho musical criado em colaboração com Robert Miller e Peter Prescott, da banda Mission of Burma, e vídeos de arquivo.

“No meio dos acontecimentos, no palco e nos bastidores, o fotógrafo teve a oportunidade única de documentar para a posteridade um momento frenético na história da música”, lê-se no comunicado da exposição, organizada por Grecco com a produtora portuguesa Terra Esplêndida, “traduzindo em imagens a rebeldia, a energia bruta, a potência emocional e a irreverência afrontosa que caracterizavam a música alternativa da época”.

Michael Grecco é autor do livro “Punk, Post Punk, New Wave, Backstage, In Your Face 1978-1991”, publicado em 2020, e ao longo dos anos viu o seu trabalho aparecer nas páginas de publicações como “Vanity Fair”, “Rolling Stone” ou “Esquire”. A exposição em Cascais pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h e as 18h, com os bilhetes a custarem 5 euros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate