Um agente responsável pelas carreiras de alguns dos artistas em cartaz no festival Paralello Universo, em Re'im (Israel), perto da Faixa de Gaza, descreveu à “Billboard" um cenário de “pesadelo” após o ataque do Hamas, no sábado.
Cerca de 260 pessoas perderam a vida durante o ataque, e houve vários raptos por parte de militantes do Hamas, movimento islamista palestiniano designado como organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia. O festival tinha começado na noite anterior, e deveria ter continuado até às 17h de sábado.
“Começámos a ouvir explosões por volta das 6h30”, contou Raz Gaster à “Billboard”. “Saímos dos bastidores e demos de caras com o bombardeamento. Eram centenas de rockets e mosteiros, a voar de todos os lados”. Os seguranças do festival pediram ao público para se baixar e colocar as mãos na cabeça, mas dez minutos depois um polícia mandou evacuar o local. “A partir desse momento, comecei a correr. Não esperei, porque sabíamos que era um ataque com rockets. Havia que agir depressa”, continuou Gaster.
Depois de se certificar que os artistas que representa também estavam seguros, Gaster saiu do local de carro. “Conduzimos tão depressa que nem sabíamos o que estava a acontecer”. O agente relata casos de festivaleiros que tentaram fugir nos seus carros, e que foram baleados pelos militantes do Hamas. Outros fingiram estar mortos, para não serem levados, e só foram salvos horas depois. “Ainda há muitos amigos nossos desaparecidos, e não sabemos onde estão”, acrescentou.
O festival não estava originalmente marcado para este local, só se realizando em Re'im depois de descartada a hipótese de o montar numa outra localidade no sul de Israel. Todos os artistas que faziam parte do cartaz, exceto um, já abandonaram o país, reporta a “Billboard”. “Somos uma comunidade pacífica, musical, fazemos isto para nos divertirmos. Só queríamos dançar, passar um bom bocado, e tudo se transformou num cenário de pesadelo”, rematou.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt