Após 18 concertos em Portugal, os norte-americanos The National são uma das bandas mais acarinhadas pelo público indie nacional, e estão de regresso no início de outubro, para concertos no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, a 5 de outubro, e no Campo Pequeno, em Lisboa, a 6 e 7.
Desde a sua estreia ao vivo em Portugal - no festival Paredes de Coura, em 2005, à boleia do álbum “Alligator” - a banda do Ohio tem crescido em popularidade e apresenta-se agora em grandes salas, depois de ter já passado por boa parte dos festivais portugueses.
Consigo, os norte-americanos trazem os dois álbuns lançados este ano: “First Two Pages of Frankenstein” e “Laugh Track”, que chegou há cerca de uma semana, de surpresa. Na Grã-Bretanha e na Irlanda, onde têm atuado por estes dias, os The National têm apresentado alinhamentos longos, de quase 30 temas, onde todos os álbuns, à exceção da estreia homónima de 2001, são representados.
No “Guardian”, sobre o concerto em Leeds, Inglaterra, no passao sábado, escreve-se que o quinteto se tornou “uma das bandas essenciais dos últimos 20 anos, porque as suas canções refletem o caos, a mundanidade e a angústia existencial da vida moderna, apresentando-os com uma melodia acessível. Depois da pandemia e da depressão e do bloqueio de escritor de Matt Berninger, uma explosão criativa levou à criação de dois álbuns este ano, e há muitos sorrisos e brincadeira em palco, à medida que este espetáculo épico de duas horas e meia se transforma numa catarse coletiva.”
Alinhamento do concerto em Glasgow, na Escócia, a 24 de setembro:
Once Upon a Poolside
Eucalyptus
Tropic Morning News
Don't Swallow the Cap
Demons
Bloodbuzz Ohio
The System Only Dreams in Total Darkness
I Need My Girl
The Geese of Beverly Road
Apartment Story
Humiliation
Murder Me Rachael
Alien
Grease in Your Hair
Laugh Track
Mistaken for Strangers
Smoke Detector
Light Years
England
Graceless
Fake Empire
About Today
Encore:
Weird Goodbyes
Mr. November
Terrible Love
Space Invader
Vanderlyle Crybaby Geeks
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt