Com o verão prestes a terminar, intensificam-se as edições discográficas e há muita música nova para escutar este fim de semana. Um dos grandes destaques é “Antídoto Para Todo Tipo de Veneno”, o álbum que marca o regresso do rapper brasileiro Gabriel o Pensador aos originais, 11 anos depois de “Sem Crise”. Com colaboradores de peso – casos de Armandinho, Lulu Santos ou Black Alien – o disco tem como cartão-de-visita ‘Cachimbo da Paz 2’, com Lulu Santos e Xamã, uma nova leitura da canção ‘Cachimbo da Paz’, editada originalmente em 1997.
Corey Taylor, líder dos Slipknot, está de volta ao seu projeto a solo, editando agora o álbum “CMF2”, “sequela” do disco de estreia “CMFT”, de 2020. “O meu primeiro álbum a solo assentava no lugar de onde eu vinha, este tem mais a ver com o sítio para onde vamos”, explica o músico norte-americano sobre um registo no qual não só canta e toca guitarra como também toca piano e bandolim. ‘We Are the Rest’ é o single mais recente, mas “CMF2” inclui também uns já conhecidos ‘Talk Sick’, ‘Beyond’ e ‘Post Traumatic Blues’
Buba Espinho está de volta com um novo álbum, sucessor do registo homónimo de estreia editado em 2020. Contando com colaborações de Bárbara Tinoco e Bandidos do Cante, “Voltar” demorou três anos a ser produzido e está enraizado em Beja, terra natal do músico: “Buba volta à infância, abre a sua caixa de recordações e demora-se ao passar por várias fotografias, lembrando-se de diferentes fases e histórias da sua vida”, lê-se no comunicado de imprensa.
Quem também está de volta são os Pretenders de Chrissie Hynde: “Relentless” é o 12º álbum de estúdio da banda britânica, que se tornou conhecida com canções como ‘Brass in Pocket’, ‘Back on the Chain Gang’, ‘Don’t Get Me Wrong’ ou ‘I’ll Stand By You’. Produzido por David Wrench, associado a discos de Caribou, The xx ou Glass Animals, o álbum inclui as canções ‘Let the Sun Come In’ e ‘I Think About You Daily’, que conta com a colaboração de Jonny Greenwood, dos Radiohead.
Jared Leto está de volta aos Thirty Seconds to Mars. “It’s the End of the World but It’s a Beautiful Day” é o sexto álbum de originais da banda que o músico e ator tem com o irmão, Shannon Leto, e o primeiro a não contar com o guitarrista Tomo Miličević, que abandonou o projeto em 2018. Segundo Leto, as canções deste novo disco foram inspiradas por música eletrónica das décadas de 1980 e 1980. ‘Stuck’ e ‘Get Up Kid’ foram os primeiros avanços.
“The Land is Inhospitable and So Are We” é o sétimo e novo álbum da cantora e escritora de canções norte-americana Mitski. Apresentado como o seu disco “mais americano” de todos, o sucessor de “Laurel Hell”, editado no ano passado, tem como influências bandas sonoras de Ennio Morricone e música de Arthur Russell, Scott Walker ou Caetano Veloso. ‘Bug Like an Angel’ foi o primeiro single.
Para lá dos álbuns, esta semana conta também com um novo single de Nídia: ‘É Como?’ antecipa a edição do terceiro álbum da produtora, “95 Mindjeres”, em vinil e formato digital, a 6 de outubro.
Com novo álbum a sair a 22 de setembro, intitulado “Paus e o Caos”, os PAUS acabam de mostrar um novo tema: ‘Calma’, segundo single do disco, sucede a ‘Da Boca do Lobo’. “‘Calma’ é uma canção que tenta exorcizar os fantasmas de muitas refeições que podiam ser momentos de partilha e acabam em batalha. Pessoas comem e bebem umas das outras, demasiadas vezes sem o perceberem, quase sempre sem reconhecer o valor de um ‘se faz favor’ ou um ‘obrigado’”, diz a banda.
‘Kurtidu’ é o novo single de Sara Tavares, que sucede a ‘Grog d’Pilha’ e ‘Presensa’, editados no ano passado, e ‘Mumentu’, divulgado já em 2023. Com beat de Berlok, a canção conta com as colaborações de Ivo Costa na bateria, Pity no baixo, João Gomes nas teclas e Ivan Gomes na guitarra.
Edgar Valente (de Bandua e Criatura) acaba de mostrar o primeiro single em parceria com o brasileiro LuizGa, que antecipa a edição a 13 de outubro do álbum “Aiê”. ‘Haux Haux’ é, diz a dupla, “uma expressão sagrada que aprendemos com os nossos professores indígenas do povo Huni Kuin, oriundos do Acre, Floresta Amazónica, Brasil”. O disco, que tem o selo da editora sueco-germânica Ajabu! Records, é composto por dez temas e conta com coprodução do brasileiro Guilherme Kastrup, que tem no currículo trabalhos com Elza Soares ou Adriana Calcanhotto.
Filipe Sambado mostra mais uma canção do seu novo “álbum visual”, “Três Anos de Escorpião em Touro”, a ser editado a 29 de setembro. ‘Entre os Dedos das Mãos’ é o quinto tema a ser conhecido do disco e segundo a artista “propõe uma liquidificação temporal através da ideia do slowmotion e num arrastamento contrário à ditadura do horário circadiano”. O vídeo conta com realização de Diego Bragá e Miguel Afonso Carranca e “conta a história de uma casa devoluta, inabitada, protegida por panos que voam por entre um grupo de pessoas que a ocupam e vivem em conforto e felicidade”.
A trabalhar no seu longa-duração de estreia, a cantora e compositora colombiana-mexicana a viver em Lisboa Mari Segura regressa com o single ‘Embobada’, apresentado como “a primeira colherada da concretização do meu sonho da vida inteira: o meu primeiro álbum”. No novo tema, a artista explora mais a fundo as suas raízes e ritmos latinos.
‘Descompromisso’ é o nome do novo single de Tomás Adrião, vencedor da edição de 2017 do programa de talentos “The Voice Portugal” que se estreou nos álbuns em 2021 com “Perdoa Se Há em Mim Pressa para Ser Feliz”. Segundo o músico, a nova canção espelha uma nova fase da sua vida: “aparentemente já não sou adolescente, mas parece que não consigo ser totalmente adulto”.
Meio ano depois de mostrar ‘Guest’, em dueto com Lil Noon, o portuense Maudito regressa com ‘Vem Só’, coproduzido por Noon e Sien Flamuri e apresentado como segundo single do próximo EP, intitulado “Grand Bleu”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt