Casa Independente, sala de espetáculos de Lisboa, vai fechar

A sala que, na última década, acolheu numerosos concertos, DJ sets e outros espetáculos musicais, vai ter de abandonar o edifício do Largo do Intendente, que deverá ser vendido em breve
A sala que, na última década, acolheu numerosos concertos, DJ sets e outros espetáculos musicais, vai ter de abandonar o edifício do Largo do Intendente, que deverá ser vendido em breve
A Casa Independente, espaço de Lisboa que na última década recebeu numerosos concertos, DJ sets, festas e outros espetáculos e encontros musicais, deverá fechar até ao final de 2025 ou no início de 2026.
Nessa altura, a Casa Independente terá de deixar o número 45 do Largo do Intendente, um palacete que durante décadas acolhera a Casa da Comarca de Figueiró dos Vinhos.
“Ao fim de quase 11 anos de muito trabalho, muita dedicação, de todes que por aqui passaram e construíram esta Casa connosco, é com profundo pesar que vos informamos que a Casa Independente verá o seu projeto encerrado no final de 2025.”
“A todes que construíram, partilharam este espaço connosco agradecemos do fundo dos nossos corações e desejamos que até lá venham construir mais memórias aqui. Até ao desfecho final contamos com todes para encerrar este capítulo de forma memorável. Até já”, pode ler-se nas redes sociais da Casa Independente.
Inicialmente, a Casa Independente operou como associação cultural, convertendo-se depois em empresa. Dentro de dois anos e meio, o espaço deixará de funcionar naquela morada, pois o contrato de arrendamento não será renovado. O jornal “Público” escreve que a intenção dos proprietários é rentabilizar o imóvel, vendendo-o.
“Dói um bocado. Até porque fizemos isto, no início, como se fosse para toda a vida”, confessou àquele jornal Patrícia Craveiro Lopes, que com Inês Valdez partilha a gestão da Casa Independente. “Estamos à procura de um sítio, mas não é fácil, as rendas estão impossíveis.”
Na Câmara Municipal de Lisboa já deu entrada um pedido de informação prévia para aumentar em mais dois pisos o edifício. No prédio ao lado, o Palácio Pina Manique está a ser convertido num hotel de luxo da cadeia internacional Soho House, informa a mesma reportagem sobre as mudanças em curso no Largo do Intendente, em Lisboa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt