Blitz

Milhares de pessoas, incluindo os U2, marcaram presença no funeral de Sinéad O'Connor

Milhares de pessoas, incluindo os U2, marcaram presença no funeral de Sinéad O'Connor
Getty Images

Bono, Adam Clayton e The Edge juntaram-se a milhares de pessoas para um último adeus a Sinéad O'Connor. O cortejo foi liderado por uma carrinha com quatro colunas de som a ecoar temas como ‘Natural Mystic’, de Bob Marley, um dos ídolos da artista

Realizou-se esta terça-feira o funeral de Sinéad O'Connor, que levou milhares de pessoas às ruas de Bray, cidade irlandesa a cerca de 20 quilómetros de Dublin, onde a cantora vivia.

Entre estes estavam Bob Geldof, dos Boomtown Rats, e três dos membros dos U2, Bono, Adam Clayton e The Edge.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, e o presidente da República da Irlanda, Michael D Higgins, também marcaram presença no cortejo fúnebre. Em declarações à BBC, Varadkar afirmou que o número de pessoas presentes “demonstra o impacto profundo que ela teve no povo irlandês”.

O “NME” escreve que o cortejo foi liderado por uma carrinha Volkswagen, com quatro colunas de som a tocar temas como ‘Natural Mystic’, de Bob Marley, um dos ídolos da artista - que, em 2005, lançou um álbum com versões de canções reggae.

Ladeando as ruas por onde passou o cortejo, havia quem erguesse velas, imagens de Sinéad ou até mesmo cartazes políticos. Os fãs também colocaram flores nos carros que passavam.

O encómio esteve a cargo de Umar al Qadri, xeque do Centro Islâmico da Irlanda.

“Quanto mais ela cantava e falava sobre a sua própria dor, assim como sobre os pecados que ela testemunhava na sociedade, mais a sua voz e as suas palavras tinham impacto junto dos ouvintes e tocavam os seus corações”, afirmou, citado pela Sky News.

“A voz de Sinéad continha uma centelha de esperança, de se encontrar o caminho de volta para casa. O povo irlandês há muito que encontra consolo na canção, e ela não era exceção. Ao partilhá-lo, trouxe alegria a inúmeras pessoas por todo o mundo”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate