O mundo da música reagiu com choque e tristeza à morte de Sinéad O'Connor, falecida esta quarta-feira aos 56 anos.
Nas redes sociais, são muitos os nomes a prestar homenagem à artista irlandesa. Garbage, Billy Corgan, Ice-T, Janelle Monáe, Bryan Adams, Massive Attack, Tegan and Sara, Michael Stipe, Chuck D, Perfume Genius, Peter Murphy, Tracey Thorn, Shane MacGowan, Yusuf Islam e Tori Amos foram alguns deles.
O primeiro-ministro da República da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou. “A sua música era adorada por todo o mundo, e o seu talento não tinha comparação. Condolências à família, aos amigos e a todos os que amavam a sua música.”
Muitas das mensagens de condolências referem o protesto de Sinéad O'Connor no programa “Saturday Night Live”, em 1992, quando rasgou uma fotografia do papa em nome das vítimas de abusos sexuais por parte de membros da igreja católica.
“Este mundo nojento deu cabo dela e continuou a fazê-lo”, escreveram os Garbage. “Nunca se esqueçam que ela foi cancelada por um simples ato de resistência; o crime dela foi rasgar uma fotografia”, afirmou Billy Corgan. E a dupla Tegan and Sara apontou-a como uma influência, salientando “a voz, o cérebro e a bravura” de Sinéad.
Veja aqui as homenagens a Sinéad O'Connor feitas pelos seus pares:
“Sem palavras. Rezamos para que esteja em paz agora, com o seu querido filho” Shane MacGowan (via Reuters)
“Triste por saber da morte da irmã Shuhada Sadagat, também conhecida como Sinéad O'Connor. Era uma alma terna, que Deus lhe garanta paz eterna” Yusuf Islam (Cat Stevens) (via Reuters)
“Era uma força da natureza. Não veremos outra igual. Uma alma bonita que combateu os seus demónios com coragem. Estará para sempre nos nossos corações” Tori Amos (via Reuters)
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt