Blitz

Adolfo Luxúria Canibal, dos Mão Morta, lança novo disco do projeto Estilhaços esta semana

Adolfo Luxúria Canibal, dos Mão Morta, lança novo disco do projeto Estilhaços esta semana
Fernando Nogueira

O projeto de Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael, ambos membros dos Mão Morta, conhece um novo capítulo. “Estilhaços da Escuridão” é dedicado à memória da documentarista sonora Sofia Saldanha, que participa no álbum

Chega na próxima sexta-feira, 30 de junho, o novo disco do projeto Estilhaços. “Estilhaços de Escuridão” é o quarto trabalho de originais do projeto em que Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta, assume o papel de declamador, sendo acompanhado por António Rafael ao piano, Henrique Fernandes no contrabaixo elétrico e Jorge Coelho na guitarra acústica. O disco é editado pela Rastilho Records e será apresentado ao vivo na Feira do Livro de Coimbra no próximo dia 1 de julho, pelas 21h00.

Nascido em 2004, enquanto espetáculo em que Adolfo Luxúria Canibal lia textos e poemas do seu livro homónimo, acompanhado por António Rafael, também dos Mão Morta, o projeto tem vindo a evoluir, com a participação de novos músicos (Henrique Fernandes e Jorge Coelho) e a integração de poemas de outros autores, como Mário Cesariny, e a criação de novos textos originais.

“Estilhaços de Escuridão” sucede a “Estilhaços”, de 2006, “Estilhaços e Cesariny”, de 2011, e “Estilhaços Cinemáticos”, de 2014, resultando da gravação em estúdio do espetáculo especial criado a convite do festival literário Correntes d'Ecsrita, que se realiza anualmente na Póvoa de Varzim.

Em comunicado, pode ler-se que “Estilhaços de Escuridão” mergulha “no ambiente da literatura e das comoções mais essenciais e profundas da existência humana, centradas no conceito de escuridão”. O disco é dedicado à memória da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022), cujo premiado trabalho “As Listas de Lilith” faz parte do alinhamento, e que assina a sonoplastia. A sua voz pode, também, ser ouvida em dois temas do alinhamento.

Este é o alinhamento do novo disco de Estilhaços:

1. Boa Noite
2. A Escuridão
3. O que Tenho a Dizer
4. As Listas de Lilith
5. Prometo
6. Poema com Rosa
7. As Listas de Lilith Parte 2
8. A Beleza Olvidada

Em abril de 2022, Adolfo Luxúria Canibal foi convidado do Posto Emissor. Pode recordar aqui a conversa:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate