Exclusivo

Blitz

A doce vitória de Elida Almeida, a nova voz de Cabo Verde: “Num dia de inferno, só pensava: ‘porque é que dá tudo errado na minha vida?’”

Elida Almeida
Elida Almeida

“Todos me diziam: ‘és talentosa, tens um futuro enorme’, mas sentia-me uma fracassada. Havia dias em que dizia: ‘Deus, sou tua filha! Olha para mim!’” E, de repente, tudo mudou. Aos 30 anos, Elida Almeida é uma estrela em Cabo Verde e “Di Lonji”, o seu quarto álbum, é uma homenagem à família e ao arquipélago que a construíram. No dia em que sobe ao palco do Capitólio, em Lisboa, recuperamos uma reportagem realizada no interior da ilha de Santiago, onde fomos conhecer um percurso duro, combativo, feliz

“Ela já me está a ver!”, exclama com alegria Elida Almeida, subindo sem esforço a montanha onde viveu até aos 7 anos. Estamos em Santa Cruz, no interior da ilha de Santiago, onde a artista cabo-verdiana foi criada com a avó paterna, dona Sabina. É ela quem, de lenço na cabeça e figura franzina, aguarda a visita da neta pródiga, à porta da casa onde, aos 93 anos, vive de forma quase autónoma, sob vigilância de uma neta. Ao contrário de boa parte da população da Cidade da Praia, onde é complicado passear com Elida sem que alguém a pare para pedir uma fotografia ou trocar dois dedos de conversa, dona Sabina não tem noção exata do percurso que a menina que ajudou a criar tem desenhado na última década. Quando lhe mostrou o vídeo de 'Dondona', canção do novo álbum, 'Di Longi', na qual presta homenagem às suas avós, Elida não obteve uma reação entusiasta. Mas não é essa aclamação que procura quando, mesmo tendo carro, continua a subir a montanha a pé. “A 'Dondona' fala do encanto que é crescer com as avós, de como são importantes os pilares que elas nos dão. Na canção, digo que o regaço dela tem açúcar, que os conselhos têm mel e que os temperos são de outro planeta. E que a bênção dela é glória. Cada vez que eu venho cá, e que ela me dá a sua bênção, sinto que me está a desejar bem, como se estivesse a limpar todo o mal. Saio daqui como nova, pronta para enfrentar o mundo.”

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas