Exclusivo

Blitz

Como o TikTok está a mudar a indústria discográfica e a escolher a música que já ouvimos hoje

Como o TikTok está a mudar a indústria discográfica e a escolher a música que já ouvimos hoje

É a aplicação mais descarregada de sempre e o seu impacto faz-se sentir intensamente na indústria da música, ao ponto de as canções estarem, por exemplo, a reduzir a sua duração. Por cá, os responsáveis das maiores editoras reconhecem o poder do TikTok na promoção e revelam casos de sucesso. Já não é só “dancinhas e tutoriais de maquilhagem”: “o TikTok é a única rede social com banda sonora própria”, apesar das ‘sombras’ levantadas em questões de segurança. Pavlov explica

Em 2023, o TikTok tornou-se a aplicação mais descarregada de sempre, estimando-se que seja utilizada por mil milhões de pessoas em todo o mundo. Estendendo-se a várias áreas do entretenimento e da informação, a sua influência faz-se sentir, também, no meio musical. Graças à partilha de pequenos vídeos musicados, a plataforma detida pela empresa chinesa ByteDance revela-se cada vez mais determinante na criação de fenómenos, e também na descoberta de novos artistas, que se dão a conhecer numa rede social que, diz quem trabalha profissionalmente com o serviço, tem “um algoritmo diferente” dos já veteranos Facebook ou Instagram.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas