Um novo livro sobre Mark Lanegan, da autoria de Greg Prato, revela dados até agora desconhecidos sobre o músico norte-americano falecido em 2022, aos 57 anos. Um deles: o músico é co-autor de ‘Something In the Way’, canção dos Nirvana incluída no clássico “Nevermind”, de 1991, e que ganhou nova força em “MTV Unplugged in New York”, em 1994.
A revelação foi feita por Nick Oliveri, ex-baixista dos Queens of the Stone Age e colega de Lanegan no mesmo grupo, que também contou episodicamente com Dave Grohl (recorde-se, baterista dos Nirvana em “Nevermind”): “Ele [Lanegan] disse-me que tinha escrito uns versos dessa canção. Mas como o Kurt [Cobain] tinha tocado nalgumas coisas do Mark [Lanegan] a solo, em vez de receber royalties, chegaram a um acordo: ‘pus um verso na tua canção e tu puseste um verso na minha, estamos quites’”.
“Se o Mark soubesse, podia ter pedido direitos de publishing sobre a ‘Something In the Way’ e feito montes de dinheiro. Lembro-me de ele lamentar um bocado [a situação]”, rematou Oliveri no livro que conta com entrevistas a várias figuras próximas de Lanegan, citado pelo site “Consequence of Sound".
No mesmo livro, Gary Lee Conner, colega de Lanegan nos Screaming Trees, afirmou que Courtney Love ofereceu à banda um tema então inédito dos Nirvana, ‘You Know You’re Right', após a morte de Cobain [a canção seria editada, postumamente, pelos Nirvana em 2002]. Os Screaming Trees chegaram a gravá-la, mas nunca a lançaram.
“Aprendemos a tocá-la, mas o Mark não a queria cantar. Quem sabe? Podíamos ter tido um grande êxito com a canção do Kurt”, disse.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt