Blitz

A escola primária de António Variações vai ser transformada em museu

António Variações
António Variações
Rui Cunha

Inativa há mais de 30 anos, a escola primária de Fiscal, concelho de Amares, será transformada num museu em honra de António Variações. Foi lá que o jovem António Joaquim Rodrigues Ribeiro aprendeu a ler nos anos 50 do século XX

A escola primária que António Variações frequentou nos anos 50 irá ser transformada num museu em sua honra. Sem atividade letiva há mais de 30 anos, a escola primária de Fiscal, freguesia de Amares onde o músico nasceu, funcionará agora como um centro interpretativo de António Variações, avança o site “O Minho”. Prevê-se que a obra, cujo financiamento foi aprovado, esteja concluída dentro de dois anos.

Do futuro museu constarão alguns artigos relacionados com a vida e obra de António Variações, sendo que a junta de freguesia de Fiscal pretende também um espaço “onde seja fomentada a música, nomeadamente através de escolas de música e pequenos concertos”, conforme declarou Liliana Brandão, secretária da autarquia, à publicação minhota.

António Variações nasceu em Fiscal a 3 de dezembro de 1944, tendo falecido em Lisboa a 13 de junho de 1984. Algumas das cenas do filme “Variações” foram aí gravadas. É também à entrada da freguesia de Fiscal que está localizado um busto em bronze do artista, inaugurado em 2004, aquando do 60º aniversário de nascimento de Variações.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas