Blitz

Valete: “Sou maltratado nas Finanças, sou perseguido no shopping. O português branco não consegue experienciar esta coisa do racismo”

Valete
Valete
Rita Carmo

“[Dizer que em Portugal não há racismo] é trágico, é irresponsável e nesta altura, em 2023, é criminoso”. No podcast Posto Emissor, o rapper Valete fala sobre as situações de racismo que ainda sente no país onde nasceu

Valete falou sobre as situações de racismo que ainda sente em Portugal, no podcast Posto Emissor. O rapper, nascido em Portugal e com raízes santomenses, diz: “O português branco não consegue experienciar esta coisa do racismo, de sentires-te indesejado em todo o lado”.

“Eu sou maltratado no departamento das finanças, sou perseguido no shopping center, sou maltratado quando vou ao mecânico… É uma coisa que desgasta”, continua, "[dizer que em Portugal não há racismo] é trágico, é irresponsável e nesta altura, em 2023, é criminoso”.

Ouça a resposta completa de Valete, que celebra 20 anos de carreira com concertos nos Coliseus de Lisboa e Porto e um novo EP, intitulado “Aperitivo”, a partir dos 24 minutos e 40 segundos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas