Blitz

Grandes festivais alemães retiram os Pantera devido a queixas de outros artistas

25 janeiro 2023 9:55

getty images

Supremacismo branco alegadamente defendido pelo vocalista Phil Anselmo na razão da retirada dos reunidos Pantera dos cartazes dos festivais Rock Am Ring e Rock Im Park. A banda tem concerto marcado em Portugal

25 janeiro 2023 9:55

Os Pantera foram retirados dos cartazes do Rock Am Ring e Rock Im Park, dois dos maiores festivais de heavy metal da Europa, realizados na Alemanha.

Segundo o “Stereogum”, em causa está a saudação nazi que Phil Anselmo fez durante um concerto no Dimebash, em 2016. À altura, o vocalista ergueu o braço e gritou “poder aos brancos”, num evento que serviu para homenagear o falecido Dimebag Darrell.

Anselmo acabaria a pedir desculpas, dizendo que se referia ao vinho branco que teria bebido nos bastidores. Esse não é, porém, o único incidente racista envolvendo o vocalista, que tem um longo historial de declarações problemáticas.

Após “discussões intensas” com os fãs, os demais artistas em cartaz e os patrocinadores, a organização dos dois festivais decidiu cancelar a presença dos Pantera, que anunciaram em 2022 uma reunião com apenas dois dos seus membros fundadores: Anselmo e o baixista Rex Brown.

Recorde-se que os Pantera estão confirmados no cartaz do festival Evil Live, que se realiza a 28 e 29 de junho em Lisboa.