Blitz

Bruce Willis poderá continuar a aparecer em filmes graças à inteligência artificial

1 outubro 2022 10:15

Bruce Willis

getty images

O ator norte-americano, que anunciou o final da sua carreira devido a doença grave, deverá ter um “gémeo digital” a fazer filmes por si

1 outubro 2022 10:15

Bruce Willis poderá continuar a aparecer em filmes, com recurso à inteligência artificial.

Em março, o ator norte-americano anunciou o fim da sua carreira, devido a uma doença neurológica que o impede de continuar a representar. Porém, em 2021, Willis trabalhou com a empresa Deepcake, uma empresa tecnológica dedicada à inteligência artificial.

A Deepcake permitiu-lhe fazer parte de um anúncio para televisão, sem ter sido necessário gravar num estúdio. A empresa criou o seu “gémeo digital” com recurso a 34 mil “fragmentos de imagem”, provenientes de filmes como “Die Hard” ou “O 5º Elemento”.

À altura, a criação deste “gémeo” levou 14 dias, mas a empresa estima que os seus engenheiros só necessitem de “três a cinco dias” para voltar a recriar o ator para novos projetos.

“Gostei da precisão com que criaram a minha personagem”, afirmou Willis em comunicado. “Com as tecnologias modernas, posso comunicar, trabalhar e participar em filmes, até noutro continente. É uma experiência nova e interessante”.

Instagram