Björk confirma novo álbum. “Fossora” é inspirado no luto pela mãe e sai já no outono

A artista islandesa Björk regressa à música original ao fim de cinco anos e revela que “Fossora”, o novo disco, nasceu durante o confinamento
A artista islandesa Björk regressa à música original ao fim de cinco anos e revela que “Fossora”, o novo disco, nasceu durante o confinamento
Björk vai editar um novo álbum, intitulado “Fossora”, já este outono. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, a artista islandesa revelou que o disco, que sucede a “Utopia”, de 2017, nasceu durante a pandemia e é inspirado por questões tão pessoais quanto a morte da mãe e a saída de casa da filha mais novo.
Além de incluir duas canções escritas por Björk para a mãe, a ativista ambiental Hildur Rúna Hauksdóttir, falecida em 2018, o novo disco conta também com um dueto com Serpentwithfeet, contribuições vocais dos filhos Sindri e Ísadóra e a colaboração de um sexteto de clarinetes.
Depois de descrever o disco anterior como “pacifista e idealista, com flautas e sintetizadores e pássaros”, a artista contrapõe: “vamos ver o que acontece quando entras nesta fantasia enquanto fazes coisas normais como encontrar-te com os teus amigos”.
“Desde os 16 anos que nunca tinha passado tanto tempo em casa. Sinto-me culpada por admitir isto, mas comia pudim de chocolate todos os dias”, assume Björk sobre o confinamento pandémico que a empurrou para o novo disco, “senti-me mais equilibrada e gostei muito disso”.
“Fossora” será o décimo álbum de estúdio em nome próprio de Björk. A artista surgiu recentemente nos ecrãs de cinema com uma participação especial no filme “O Homem do Norte”, protagonizado por Alexander Skarsgard e Nicole Kidman.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes